Queda na inflação faz confiança do consumidor aumentar
26 de agosto de 2008
FGV aponta primeiro recuo da carne bovina desde abril
26 de agosto de 2008

Rússia avalia acordos para aderir à OMC

A Rússia sinalizou que pode interromper alguns acordos comerciais para aderir à Organização Mundial do Comércio (OMC), afirmou o primeiro-ministro, Vladimir Putin. O vice-primeiro-ministro, Igor Shuvalov, também comentou a possibilidade. "A Rússia pretende informar vários de seus parceiros na OMC sobre sua retirada de acordos que contradizem seus interesses", afirmou. Os comentários ocorrem em um momento de deterioração das relações entre a Rússia e o Ocidente devido à ação militar russa na vizinha Geórgia.

A Rússia sinalizou que pode interromper alguns acordos comerciais para aderir à Organização Mundial do Comércio (OMC), afirmou o primeiro-ministro, Vladimir Putin. O vice-primeiro-ministro, Igor Shuvalov, também comentou a possibilidade. “A Rússia pretende informar vários de seus parceiros na OMC sobre sua retirada de acordos que contradizem seus interesses”, afirmou. Os comentários ocorrem em um momento de deterioração das relações entre a Rússia e o Ocidente devido à ação militar russa na vizinha Geórgia.

A revista alemã Der Spiegel citou o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutierrez, dizendo que o apoio dos EUA à adesão da Rússia a OMC pode estar em risco devido às ações bélicas da Rússia. O vice-premiê russo, Shuvalov, relatou várias objeções aos acordos alcançados até agora, mencionando entre eles o apoio estatal oferecido a algumas empresas norte-americanas.

Segundo Putin, a retirada de alguns acordos não significa interromper todas as negociações. “Isso não significa que iremos renunciar ao nosso movimento estratégico em direção à OMC, mas deve haver alguns esclarecimentos sobre essa questão”, declarou Putin.

O premiê reiterou objeções prévias da Rússia para entrar na OMC, afirmando que o processo de adesão está sendo um fardo para a agricultura do país. “O que acontece é que não vemos ou sentimos quaisquer benefícios em nos tornarmos membros da OMC, e se há algum benefício, não é de graça”, afirmou Putin. “Precisamos esclarecer as coisas com nossos parceiros comerciais. Precisamos pensar mais seriamente sobre proteger nossos produtores”, acrescentou.

A Rússia está tentando entrar na OMC desde 1995, e seu fracasso em se tornar membro a torna a única grande economia fora da OMC, que conta com a participação de 153 países. A arqui inimiga Geórgia já é membro da OMC.

As informações são da Dow Jones, publicadas pela Agencia Estado, resumida e adaptada pela equipe AgriPoint.

Comments are closed.