As barreiras do governo ao agronegócio
28 de junho de 2005
Brasil volta a exportar carne industrializada aos EUA
30 de junho de 2005

Rússia: Brasil quer negociação de longo prazo

O Brasil vai negociar, em Genebra, maior acesso ao mercado russo, principalmente de carnes, para os próximos anos. O secretário-executivo do ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior (Mdic), Márcio Fortes de Almeida, viaja hoje para iniciar os entendimentos com as autoridades da Rússia. O Brasil exportou no ano passado e está enviando carne para a Rússia este ano com base em acordos de “curto prazo”, definidos para cada ano. Para 2004, foi estabelecida uma conta de 580 mil toneladas e as vendas foram de pouco mais de 540 mil. Este patamar é considerado como um “piso” para os próximos anos.

A Rússia, em meio ao processo de entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC), está renegociando seus acordos. Segundo Fortes de Almeida, já foram definidos acertos com os Estados Unidos e a União Européia. “Queremos definir o que vai constar da regra de acesso (ao mercado russo) na OMC”, afirmou.

Fortes de Almeida comentou que as negociações relativas ao setor de carne para 2005 foram “excepcionais, sem documento, na base empresarial, no fio de bigode, e os russos honraram o compromisso”. Mas ressaltou que o assunto não pode ficar apenas na negociação de curto prazo. “Tem de definir qual é o comportamento doravante”, argumentou.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Marcus Vinicius Pratini de Moraes, comentou que o patamar exportado pelo Brasil ano passado deve ser considerado como o nível mínimo para outros anos.

Fonte: Estadão/Agronegócios (por Nilson Brandão Junior), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.