Uruguai se prepara para nova auditoria do Chile
9 de dezembro de 2013
Empresa cria cartões de visita feitos de carne, será que a moda pega?
9 de dezembro de 2013

Rússia continuará importando frango ainda que atinja a autossuficiência – Ricardo Santin, da Ubabef

A Rússia, mercado para o qual o Brasil chegou a exportar quase 300 mil toneladas de carne de frango, está perto de atingir a autossuficiência no setor. De acordo com dados do Serviço Federal de Estatísticas da Rússia, citados pela publicação especializada World Poultry, o país será capaz de atender 96% de sua demanda com produção própria no fim deste ano, um nível recorde para a indústria.

Conforme o órgão de estatísticas, a produção de frango na Rússia de janeiro a setembro deste ano somou 3,7 milhões de toneladas, 213 mil toneladas ou 6,1% maior do que durante o mesmo intervalo de 2012. Dados preliminares indicam que a produção deve alcançar 4,9 milhões de toneladas no fim do ano, 6% acima do nível de 2012.

A Rússia foi um mercado muito relevante para o Brasil de 2002 até 2010, com alguns soluços, mas as exportações brasileiras perderam espaço mais recentemente. O Brasil chegou a vender 295 mil toneladas ao mercado russo em 2002, uma fatia de 18% do total das exportações brasileiras de frango naquele ano. Em 2013, até outubro, os volumes alcançam ínfimos 1% do total de 3,220 milhões de toneladas do produto embarcadas pelo Brasil, segundo números da União Brasileira de Avicultura (Ubabef).

arte05agr-102-russia-b13

Para o diretor de mercados da Ubabef, Ricardo Santin, a produção local russa ganhou terreno com o fomento do governo e com o aumento dos custos de produção em países exportadores como Brasil e Tailândia.

Ele avalia que a Rússia continuará importando frango ainda que atinja a autossuficiência, numa estratégia para manter o equilíbrio do mercado e evitar situações que possam afetar os preços. “Vão continuar importando para complementar a produção local”, afirma Santin.

Confira artigos relacionados: 

Ubabef: produção brasileira de carne de frango poderá recuar no último trimestre de 2013

Ubabef critica “ameaça” do serviço sanitário russo

Fonte: Jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.