Grupo de estudos vai rever regras da rastreabilidade
4 de junho de 2004
Exportações brasileiras de carnes crescem 55,4%
8 de junho de 2004

Rússia deve rever suspensão de importação de carne da UE

O governo russo aceitou reverter a decisão de suspender as importações de carne da União Européia (UE). A informação foi divulgada pelo porta-voz da UE, Reijo Kemppinen. No entanto, ele disse que não ficou claro quando a medida passa a vigorar. O acordo foi fechado durante uma conversa telefônica entre o presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, e o primeiro-ministro russo, Mikhail Fradkov, no final da semana passada.

“Estamos esperando as autoridades russas reabrirem as fronteiras do país novamente para nossos produtos, sem quaisquer restrições”, disse o porta-voz.

O Ministério de Agricultura da Rússia determinou a suspensão das importações de carne da União Européia (UE) por conta de um impasse envolvendo a padronização dos certificados veterinários nos países que formam a UE. Cada país europeu tem um certificado diferente e a Rússia quer um único documento para todos. Esperava-se um acordo para 1o de maio, prazo que foi prorrogado para 1o de junho, mas não houve consenso. Um novo prazo foi marcado para setembro.

Fonte: Estaminas/Superávit, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.