Seleção para precocidade em bovinos de corte: uso de novas tecnologias
13 de julho de 2006
Microondas para medida da matéria seca de volumosos in natura
17 de julho de 2006

Rússia: Europa reduz cotas de carne bovina

O Ministério de Desenvolvimento Econômico da Rússia negociou com a UE a redução da cota importação de carne bovina da Europa em mais de 50%. O Ministério espera que esta medida estabilize o mercado russo de carne bovina, que aumentou 40% desde o começo deste ano. Para a Rússia, as importações de carne bovina, suína e de aves são distribuídas em cotas desde 2003. A cota de carne bovina é de 435 mil toneladas. A UE lidera essa cota, com 78%.

Das 343 mil toneladas de carnes que a Rússia deveria comprar anualmente na UE, os importadores podem comprar em outros países 150 mil toneladas em agosto e 83 mil toneladas em setembro, informa o acordo autorizado pelo Comissário Europeu para o Comércio, Peter Mandelson.

Na Rússia, a escassez de carne bovina foi gerada pelo fechamento da Argentina e pelo embargo imposto à carne brasileira, disse o presidente de um dos maiores importadores de carne da Rússia Alexander Kuznetsov. “Mas a Europa importa carne para si própria. É impossível comprar a quantidade requerida lá”. Como resultado disso, as importações mensais de carne caíram 10 vezes no país.

No entanto, os importadores russos de carne bovina não estão muito otimistas, porque para que os preços se estabilizem, é necessário retirar o embargo à carne brasileira, de forma que não há espaço para usar as cotar liberadas atualmente. A reportagem é do site Kommersant.com.

Os comentários estão encerrados.