Segurança no manejo
11 de novembro de 2004
Brasil fecha acordo para exportar carne para China
16 de novembro de 2004

Rússia: Fim de embargo às carnes brasileiras depende de missão

Uma solução para o embargo imposto pela Rússia às carnes brasileiras só deverá sair depois da avaliação sobre o foco de febre aftosa registrado no Amazonas a ser feita por uma missão de técnicos russos que chega ao Brasil no próximo dia 15. A informação foi dada nesta quinta-feira (11/11) pelo embaixador da Rússia, Vladimir Tyurdenez, aos membros da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. “Antes dessa visita, o embargo não será suspenso”, afirmou o presidente da comissão, deputado Leonardo Vilela (PP/GO), ao deixar a embaixada.

Segundo Vilela, o embaixador Tyurdenez afirmou que o assunto está sendo tratado tecnicamente pelas autoridades sanitárias da Rússia, “sem nenhuma conotação política”. Para ele, “a solução também se dará de forma estritamente técnica”. No encontro com o embaixador, os deputados entregaram um documento que expõe a preocupação com as conseqüências do embargo para a produção e as exportações brasileiras. Como argumento, o fato de que o foco de aftosa no Amazonas, que está fora da região exportadora de carne, não justifica a medida da Rússia. “Nenhum outro país deixou de importar carne do Brasil por conta desse problema”, lembrou Vilela.

O único compromisso assumido pelo embaixador russo, de acordo com o presidente da Comissão de Agricultura, foi o de tentar fazer com que as autoridades sanitárias do seu país dêem mais agilidade aos procedimentos técnicos. A expectativa dos membros da Comissão de Agricultura é de que o problema esteja resolvido até a visita que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fará ao Brasil no fim do mês.

Fonte: Valor Online (por Vinicius Doria), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.