O governo da Rússia aprovou o texto do acordo entre este país e os Estados Unidos que referente ao “comércio de alguns tipos de carnes de frango, bovina e suína”. O acordo fixa o volume de entregas de carnes para a Rússia nos próximos quatro anos.
De acordo com este documento, até o ano de 2009, a cota de importação de carne de frango aumentará para 1,252 milhões de toneladas, a de carne bovina aumentará para 450 mil toneladas e a de carne suína aumentará para 502 mil toneladas. As tarifas para os fornecimentos fora da cota serão gradualmente reduzidas. Desta forma, o crescimento no mercado de carnes será fornecido principalmente devido aos produtores estrangeiros.
A associação de produtores de carne de frango de Rússia, Rosptitsesoyouz, respondeu a este acordo com uma carta na qual pediu ao Primeiro Ministro, Mikhail Fradkov, que mude alguns pontos. Os criadores de frangos culpam o Governo por se recusar a defender os interesses domésticos. “O aumento nas importações de carne de frango contradiz os esforços para aumentar a produção de frango na Rússia”, escreveram na carta.
Fonte: Aginform.com e Kommersant.com (por Svetlana Mentyukova), adaptado por Equipe BeefPoint