O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca do Uruguai (MGAP) recebeu recentemente uma notificação por parte das autoridades russas confirmando a habilitação de vários frigoríficos uruguaios para exportação de carne que será comercializada diretamente nos supermercados russos.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca do Uruguai (MGAP) recebeu recentemente uma notificação por parte das autoridades russas confirmando a habilitação de vários frigoríficos uruguaios para exportação de carne que será comercializada diretamente nos supermercados russos, de acordo com reportagem do site CarneTec.com.
A abertura do mercado russo às carnes uruguaias ocorreu após uma auditoria realizada pelos serviços sanitários da Rússia a vários frigoríficos uruguaios entre abril e maio deste ano. A Divisão da Indústria Animal do MGAP especificou que a Rússia habilitou três plantas de carne bovina e de miúdos, três de carne eqüina e seus miúdos e uma de carne ovina. Também foram aprovadas 14 plantas de cortes de carne bovina para exportação com destino à indústria, diferentemente dos anteriores, que irão para consumo direto.
Segundo analistas de comércio exterior do Uruguai, o mercado russo pode seguir crescendo em 2007, considerando que no ano anterior a Rússia foi o segundo maior comprador de carne uruguaia, perdendo somente para os Estados Unidos.