Rastreabilidade é foco na pecuária canadense
16 de outubro de 2014
PIB do agronegócio cresce 1,90% nos primeiros sete meses de 2014
16 de outubro de 2014

Rússia importará carne da África

A Rússia poderá permitir a entrada de carnes da África do Sul e da Namíbia, de acordo com o chefe da organização veterinária russa, Rosselkhoznadzor, Sergey Dankvert.

A Rússia poderá permitir a entrada de carnes da África do Sul e da Namíbia, de acordo com o chefe da organização veterinária russa, Rosselkhoznadzor, Sergey Dankvert.

Sabe-se que o país provavelmente importará carnes tradicionais e carnes exóticas, particularmente de certas espécies de antílope. “Isso não é surpresa, temos uma culinária variada – especialmente nas grandes cidades. Então, estamos recebendo muitas solicitações diferentes”.

Observadores da indústria disseram que, considerando o déficit de produtos de carnes no país, o Rosselkhoznadzor parece ter mudado sua atitude, aprovando novos fornecedores de carne ao mercado. No começo de outubro, por exemplo, o departamento autorizou as importações de carne de crocodilo de uma empresa das Filipinas.

No entanto, especialistas sugeriram que, em um futuro próximo, o Rosselkhoznadzor terá que intensificar a busca por novos fornecedores de produtos de carne devido às restrições às importações de carne de importantes parceiros comerciais, que já estão em andamento.

A Rússia também deverá introduzir uma barreira à reexportação e trânsito de carnes dos países Bálticos e da Ucrânia. “Na próxima semana, consideraremos embargos à reexportação de alguns países devido à desconfiança em sua certificação. Em particular, a questão de certificados de reexportação da Ucrânia será decidida após uma reunião com representantes das regiões fronteiriças da Rússia, onde os produtos proibidos aparecem mais frequentemente”.

O Rosselkhoznadzor está preocupado com o aumento no número de casos detectados de carne ilegalmente exportada na Rússia. No começo de outubro, 60 toneladas de carne suína e bovina da Espanha foram descobertas em Belgorod Oblast, tendo sido importadas da Ucrânia. Mais ou menos na mesma época, em Omsk Oblast, um envio de 20 toneladas de carne de frango dos Estados Unidos foi detectado, que foi reexportado do Cazaquistão. Membros da indústria notaram que a luta contra as exportações ilegais somente fortalecerão a busca por novas ofertas de carnes.

Ao mesmo tempo, dúvidas sobre a viabilidade do embargo sobre as carnes dos países ocidentais apareceram entre autoridades russas. A Câmara de Contabilidade da Rússia publicou uma previsão dizendo que o país não será capaz de substituir as importações proibidas de carne, que representam uma ameaça significativa ao mercado doméstico.

Fonte: globalmeatnews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

 

Os comentários estão encerrados.