Mercados Futuros – 19/10/07
19 de outubro de 2007
Lagoa realiza primeiro leilão de seu Centro de Performance com a oferta de 150 touros jovens, em 17/11
23 de outubro de 2007

Rússia libera embarques pelo porto de Antonina

Na sexta-feira (19), o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz, recebeu, em Berlim, comunicado oficial do serviço veterinário da Federação da Rússia informando a liberação do porto de Ponta do Félix, em Antonina (PR), para exportar carnes in natura para o país. Desde maio deste ano estava proibida a exportação de cargas com embarque convencional (sem a utilização de conteineres) - única maneira que o porto opera.

Na sexta-feira (19), o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz, recebeu, em Berlim, comunicado oficial do serviço veterinário da Federação da Rússia informando a liberação do porto de Ponta do Félix, em Antonina (PR), para exportar carnes in natura para o país. Desde maio deste ano estava proibida a exportação de cargas com embarque convencional (sem a utilização de conteineres) – única maneira que o porto opera.

Até então, aproximadamente 90% das exportações pelo terminal portuário em Antonina eram destinadas à Rússia. A reabertura irá facilitar o escoamento de produtos dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste habilitados a exportar carnes aos russos.

O comunicado russo também reabilitou sete frigoríficos brasileiros -em Mato Grosso (4), São Paulo (2) e Tocantins (1) – a exportar carne para a Federação da Rússia.

Segundo informações do Mapa, em recente visita ao Brasil os técnicos russos verificaram que as medidas tomadas pelo governo para erradicação da febre aftosa no Paraná já permitem a liberação dos embarques. Para Kroetz, a decisão “reflete o reconhecimento da Rússia de que o Paraná não constitui risco em relação à febre aftosa”.

Os comentários estão encerrados.