O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, anunciou ontem, em Rio Verde (GO), que as autoridades russas suspenderam o embargo à importação de carnes bovina e suína de seis estados brasileiros. A medida vale para o Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.
“A notícia é formidável porque esse problema afetava duramente as exportações de carnes de frango, suína e bovina e essas questões foram eliminadas”, afirmou Rodrigues.
O ministro disse que o fim do embargo beneficia os principais estados produtores de carnes do Brasil, mas que falta ainda resolver o problema do Mato Grosso e Tocantins. Por serem estados vizinhos ao Amazonas e Pará, onde ocorreram os últimos focos de febre aftosa no país, a Rússia ainda mantém a restrição. “Estamos empenhados profundamente na solução desta questão”, afirmou.
A missão brasileira que embarcou para a Rússia ontem, chefiada pelo secretário de Defesa Agropecuária, Gabriel Alves Maciel, tem uma reunião técnica com as autoridades russas hoje. Nesse encontro, o governo brasileiro vai discutir a abertura do embargo também para Mato Grosso e Tocantins.
Em novembro do ano passado, a Rússia já havia liberado as importações de carnes de Santa Catarina por ser este o único estado brasileiro livre de aftosa sem vacinação. No início de fevereiro, os russos liberaram a importação de carne de frango do Brasil, com exceção da produzida no Pará e Amazonas.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint