Reposição Fêmea Nelore – 12/02/08
12 de fevereiro de 2008
Efeitos do tipo de dieta sobre o comportamento e a eficiência alimentar de bovinos de corte confinados
14 de fevereiro de 2008

Rússia: MT quer restringir área de embargo

Dia 18 os russos chegam ao Mato Grosso, onde foram confirmados focos de estomatite vesicular em duas propriedades, para iniciar os trabalhos de inspeção no país. Segundo a chefe do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários da Superintendência Federal da Agricultura (DFA/MT), Judi Maria da Nóbrega, eles vão visitar apenas a unidade do frigorífico Friboi de Cáceres.

“O objetivo da missão, que termina no dia 26, é incluir novos estabelecimentos e avaliar aqueles que estão habilitados. Os técnicos não têm autonomia para credenciar, isso será feito por outras autoridades daquele país, com base nos relatórios das equipes”, esclareceu ela.

A ocorrência da doença no estado traz à tona uma discussão que as autoridades brasileiras tentam há algum tempo tratar com os russos, que é a revisão da cláusula que determina a suspensão por 12 meses das importações de carnes de estados com foco da doença.

“O que queremos é restringir esse impedimento para uma área menor, seja o município focal ou a propriedade ou mesmo estabelecimentos concentrados em um determinado raio estipulado pelos russos”, disse Judi em reportagem do Diário de Cuiabá/MT.

0 Comments

  1. Jorge Humberto Toldo disse:

    Como diria Boris Casoy, “isso é uma vergonha!”

    Pois, no MT agora, existem áreas desabilitadas a 500 km de Cocalinho e que tem grande potencial pecuário, como é o caso da região de Pontes e Lacerda, Quatro Marcos e até a divisa de Rondôna.

    No entando a menos de 50 km de Cocalinho tem áreas habilitadas para exportação, apenas passando o rio já é outro estado e está tudo bem. Realmente é uma vergonha o que os gringos fazem com essa eterna colônia chamada Brasil. E nós aceitamos, o que é pior!

    Um Abraço a todos.