Intervalos entre partos: uma simulação do impacto econômico
28 de julho de 2005
Mapa espera resposta de missão americana em dez dias
1 de agosto de 2005

Rússia pede uma semana para definir acesso brasileiro

Apesar de aproximarem suas posições, Brasil e Rússia ainda não conseguiram fechar um acordo sobre o acesso brasileiro ao mercado russo. Ontem, em Genebra, as duas delegações reuniram-se e, apesar de o setor privado esperar um entendimento, Moscou prometeu dar uma resposta aos pedidos brasileiros em uma semana.

Para o Itamaraty, o encontro foi positivo e possibilitou a aproximação das posições, principalmente no setor de carnes. “Não concluímos nada ainda, mas estamos na direção certa”, afirmou o embaixador Clodoaldo Hugueney, que liderou a delegação brasileira na reunião.

O encontro fez parte das negociações para o ingresso da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC). Para que seja admitida, terá de fechar entendimentos com seus principais parceiros comerciais. A esperança de Moscou é de conseguir um acordo até o fim do ano para que possa entrar na OMC em dezembro, durante a reunião ministerial da entidade.

No caso do Brasil, o obstáculo tem sido o volume das cotas oferecidas pelos russos às carnes brasileiras. Ontem, os russos receberam do Brasil mais uma proposta para garantir que os produtos tenham garantias de mercado em Moscou. “Senti que havia uma boa aceitação de nossas propostas”, afirmou Hugueney.

Sem poder mexer nas cotas oferecidas, que são insuficientes para o comércio brasileiro, a idéia é que as tarifas de importação cobradas para o comércio fora das cotas sejam rebaixadas de forma substancial. No primeiro ano de entrada em vigor do acordo, por exemplo, a tarifa seria reduzida de 80% para 45%, valor que cairia ainda mais até 2009.

Na avaliação de representantes do setor privado, tudo indica que um entendimento sobre frango e carne bovina já estaria próximo. O Brasil ainda quer garantias de que, a partir de 2009, o sistema de cotas deixe de existir.

Fonte: O Estado de S.Paulo, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.