A intenção da Rússia de reduzir a importação de carne de frango, pode atrapalhar a tentativa do Itamaraty renegociar um acordo com Moscou e obter mais acesso àquele mercado. As autoridades russas têm planos de reduzir as cotas de importação de frango, que hoje estão fixadas em 1,05 milhão de toneladas. A Rússia informou aos EUA, UE e outros parceiros que quer renegociar o tamanho das cotas de carnes que ofereceu em troca de apoio para entrar na Organização Mundial do Comércio (OMC).
A intenção da Rússia de reduzir a importação de carne de frango, pode atrapalhar a tentativa do Itamaraty renegociar um acordo com Moscou e obter mais acesso àquele mercado.
As autoridades russas têm planos de reduzir as cotas de importação de frango, que hoje estão fixadas em 1,05 milhão de toneladas e beneficiam, sobretudo, os Estados Unidos.
Moscou afirma que terá produção suficiente, inclusive, para exportar e por isso precisa reduzir as cotas, mas outros fatores também podem estar influenciando esta decisão, um deles é a tensão com os EUA por causa do conflito na Geórgia.
A expectativa da Rússia é exportar 600 mil toneladas/ano até 2015, com investimentos que serão feitos nos próximos quatro anos. A produção interna atende atualmente 60% da demanda nacional. Em dois anos, passará para 80%. O Ministério da Agricultura daquele país diz que a decisão sobre o tamanho do corte nas cotas de carne de frango será anunciada até o final de novembro.
A Rússia informou aos EUA, UE e outros parceiros que quer renegociar o tamanho das cotas de carnes que ofereceu em troca de apoio para entrar na Organização Mundial do Comércio (OMC).
A matéria foi publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.