Mitigação dos gases de efeito estufa na pecuária de corte
28 de março de 2012
JBS: Banco Original tem lucro com receita de derivativos em 2011
28 de março de 2012

Rússia reabre mercado para o RN, diz Abrafrigo

De acordo com a Abrafrigo, as exportações do Rio Grande do Norte estavam embargadas pela Rússia desde que o Estado registrou casos de estomatite vesicular em 2007, sendo declarado inapto a fornecer carne para aquele país.

A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) informou que o Serviço Veterinário da Rússia, o Rosselkhoznadzor, anunciou a abertura de seu mercado para as exportações de carne bovina e de outros animais oriundos do Rio Grande do Norte. O Estado não é um tradicional exportador de carnes e, até o momento, não possui estabelecimentos habilitados a exportar para a Rússia, segundo o Ministério da Agricultura. O embargo russo aos municípios de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, em vigor desde 15 de junho do ano passado, que são regiões relevantes na exportação de bovinos, suínos e aves, continua sem solução.

A Abrafrigo foi informada da liberação do Rio Grande do Norte por meio de um comunicado da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura, no último dia 22. De acordo com a Abrafrigo, as exportações do Rio Grande do Norte estavam embargadas pela Rússia desde que o Estado registrou casos de estomatite vesicular em 2007, sendo declarado inapto a fornecer carne para aquele país.

Nesta sexta-feira, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro tem encontro marcado com a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skrynnik, quando irá entregar o relatório sobre o cumprimento das normas sanitárias exigidas pelas autoridades russas nos três Estados embargados, a fim de conseguir a retomada imediata da comercialização. O secretário de Defesa Agropecuária, Ênio Marques, já se encontra em Moscou, para discutir com técnicos russos os detalhes finais da equivalência das normas sanitárias dos dois países.

No site do serviço veterinário russo não consta as informações divulgadas pela Abrafrigo e pelo Ministério, mas ele traz outras decisões. Desde 29 de fevereiro, a Rússia suspendeu as restrições temporárias impostas a duas unidades de carne bovina e miúdos brasileiros: a de Presidente Getúlio (SC) do Frigorífico Riosulense (SIF 377) e a de Palmeiras de Goiás (GO) do Grupo Minerva (SIF 431).

Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Renato Morbin disse:

    Para fazermos uma comparação bem humorada, é o mesmo que o Japão liberar a compra de coco da Bahia da Noruega.