O tamanho do mercado de carnes na Rússia alcançou um pico de 10,8 milhões de toneladas em 2013, comparado com somente 8,1 milhões de toneladas em 2006, com a demanda por produtos de carne crescendo em 7-9%, à medida que o poder aquisitivo do cidadão russo médio aumentou durante esse período.
Entretanto, a Rússia vem registrando queda sem precedentes no consumo de carnes nos últimos dois anos, revelaram estatísticas oficiais. A demanda por carnes também flutuou nos países vizinhos. De acordo com dados fornecidos pele Conselho de Carnes da União Econômica da Eurásia (EEU), o mercado caiu para 10,6 milhões de toneladas em 2015 e 10,3 milhões de toneladas em 2015. O presidente do conselho, Musheg Mamikonyan, sugere que esse pode cair para menos de 10 milhões de toneladas em um futuro previsível. O consumo per capita de carnes na Rússia cresceu de 42 kg em 1998 para 76 kg em 2013. Entretanto, em 2016, esse foi estimado em 68 kg.
O presidente da União Nacional de Carnes, Sergei Ushin, disse que a principal razão para a queda no consumo de carnes é a queda nas receitas da população. “As pessoas simplesmente não têm receitas, então, estão economizando dinheiro nas carnes. Mais de 20 milhões de pessoas na Rússia estão vivendo abaixo da linha da pobreza, de forma que um consumo de 70 kg per capita é um bom indicador”.
Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.