Um comunicado da Rússia, recebido ontem (10) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), liberou 40 novos estabelecimentos para exportar ao país, incluindo os estado de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
Um comunicado da Rússia, recebido ontem (10) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), liberou 40 novos estabelecimentos para exportar ao país, incluindo os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
Os frigoríficos autorizados estão localizados também em Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rondônia e Santa Catarina. Atualmente, há 158 estabelecimentos habilitados a exportar carnes (bovina, suína e aves) para a Rússia.
Segundo informações do Mapa, entre os dias 12 e 23 de fevereiro, técnicos russos visitaram 45 estabelecimentos em dez unidades federativas, dos quais, cinco ainda estão em análise.
A Rússia é hoje o maior comprador individual da carne brasileira. Em volume, o país responde por 16,29% da exportação de carne brasileira. No caso da carne bovina este percentual chega a 28,8% quando se trata de volume exportado e a 22,6% em termos de receita.