Tyson Foods investe US$ 100 milhões em promoção
21 de janeiro de 2003
GO: pecuaristas acusam frigoríficos de adulterar peso dos bois
23 de janeiro de 2003

Saída de matéria-prima para outros Estados diminuiu exportações do MS

A queda nas exportações de soja e carnes, as duas principais commodities de Mato Grosso do Sul, foi motivada pela saída das matérias-primas para outros Estados. No caso do boi, segundo a avaliação do secretário-executivo do Centro das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Ciems), Aldo Barrigosse, houve crescimento no envio de gado em pé para Estados, como São Paulo, onde a carne é beneficiada.

“Devido à diferença de tributos, muitos pecuaristas do Estado optaram por enviar o boi vivo para ser abatido nas indústrias vizinhas”, explicou o secretário da Ciems. Isso, segundo ele, trouxe redução no volume de carne desossada e congelada, que é exportada pelos frigoríficos situados em Mato Grosso do Sul.

A pressão sobre preços e a interferência de estados vizinhos também são apontadas pelo analista pecuário Júlio Brissac como causas da redução nas exportações de carne bovina do MS em 2002. “As unidades produtoras, quando querem comprar boi para cumprir um contrato de exportação, buscam gado em qualquer lugar. Como somos o maior produtor de gado comercial do País, houve realmente uma interferência”, enfatizou.

Fonte: Correio do Estado/MS (por Rosana Siqueira), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.