O Estado da Bahia terá o quarto laboratório de fertilização in vitro (FIV) do País e o primeiro do Norte e Nordeste. A conquista é resultado de convênio entre o governo estadual e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a partir de investimentos de R$ 500 mil em equipamentos e tecnologia.
Com capacidade instalada para produzir 300 embriões por mês, o Centro de Reprodução Animal vai facilitar o acesso do produtor baiano às técnicas de reprodução seletiva e fornecerá material genético de alta qualidade. Localizado na Central de Laboratórios da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Salvador, planeja produzir mil embriões neste primeiro ano de implantação e o dobro no próximo.
“O novo centro representa um salto para a pecuária seletiva do estado e coloca a Bahia na vanguarda da seleção genética”, disse o secretário de Agricultura (Seagri), Pedro Barbosa. Ele lembrou que o Estado tem um dos maiores rebanhos seletivos do País e um plantel de 9,5 milhões e cabeças.
O diretor de Pecuária da Seagri, Luiz Rebouças, explicou que a Embrapa continuará prestando assessoria técnica ao projeto e vai acompanhar sua execução. A Associação Baiana dos Expositores (Abexpo), criada há três anos por produtores que já operam com a seleção genética, vai gerir o laboratório, que estará em funcionamento a partir do início de agosto. A inauguração será feita hoje pelo governador Paulo Souto e pelo secretário da Agricultura e a produção começa imediatamente.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Alvaro Figueiredo), adaptado por Equipe BeefPoint