Novas safras de criadores de Brahman despontam no cenário nacional de tempos em tempos e contribuem para o aumento da produtividade desse gado precoce, com excelente habilidade materna, dócil e com boa adaptabilidade aos trópicos. Um bom exemplo é o Brahman CANAPI, que em menos de dois anos de mercado já conseguiu levar para as pistas seu principal produto: Asterix CANAPI que com apenas 14 meses foi Reservado Grande Campeão na 1a ExpoBrahman em outubro de 2004, em parceria com o criador Luiz Carlos Monteiro, da Fazenda Imperial.
Uma jovem sociedade, com jovens sócios. Longe de ser um nome indígena, como pode parecer, a explicação do CANAPI surpreende apenas quem não conhece os amigos Gustavo Miziara (mais conhecido como Canarinho), e Carlos Eduardo Nassif, que representam o CA e o NA da sociedade. O PI é a terceira sócia, carinhosamente chamada de Dona Pingo, que na verdade é Maria da Penha Estanislau Maffei, criadora de Nelore das Fazendas Planalto e Planalto ISO, em Teixeira de Freitas, na Bahia. A sociedade entre os três acabou nascendo no dia 08 de maio de 2003, durante o Leilão 2a Noite do Brahman, realizado pelas fazendas Brumado, Pilar, Querença e Santa’Anna. Os amigos Canarinho e Nassif já tinham iniciando suas compras em sociedade, quando Dona Pingo decidiu cobrir o lance e entrar na sociedade, comprando a doadora Amapola. Estava criada então a sociedade Brahman CANAPI, que em pouco tempo renderia frutos e traria novas parcerias aos jovens empreendedores.
Uma das estratégias da Brahman CANAPI é trabalhar com Brahman de família. Suas matrizes são de famílias consagradas dentro da raça, acasaladas com renomados raçadores. Já alguns dos reprodutores do Brahman CANAPI atualmente estão em coleta nas centrais de sêmen: Ariel está na ABS Pecplan, e Barão na Lagoa da Serra. Ambos filhos de grandes touros, como o Mr. V8 901/4 e JDH Elliot Manso 761/2 – recordista nacional de preço da dose.
Com matrizes e raçadores espalhados por fazendas de parceiros em todos os cantos do Brasil, o Brahman CANAPI vai construindo sua história e trilhando o caminho certo no rumo da confirmação da qualidade e de bons resultados na raça Brahman no Brasil. “Estamos neste mercado há bastante tempo, mas optamos em criar Brahman por acreditar que a raça promove um casamento perfeito com as demais raças zebuínas existentes no Brasil. Trata-se de uma raça funcional, com precocidade em ganho de peso nos machos, facilidade de prenhêz e habilidade materna nas fêmeas, ou seja, é uma raça fértil e precoce em acabamento de carcaça, além de possuir a característica da docilidade”, justifica Carlos Eduardo Nassif.
Há pouco mais de 10 anos fazendo parte do plantel brasileiro, a raça Brahman ganha a cada dia mais adeptos. Criadores de outras raças vêm diversificando os seus plantéis, agregando o Brahman funcional que vem sendo melhorado geneticamente no Brasil. “Um dos grandes diferenciais da raça Brahman, na minha opinião, é a resposta dela a qualquer melhoria de manejo, principalmente em termos de conversão alimentar. Tenho certeza de que o ano de 2005 será o ano em que o Brahman brasileiro se provará, por sua docilidade, precocidade e habilidade materna. Com tudo isso, nós do Brahman CANAPI só temos que investir em tanta funcionalidade”, explica Canarinho.
E 2004 foi o ano das premiações para o Brahman CANAPI. Dona Pingo incentivou Gustavo e Nassif para levar suas produções às importantes feiras do circuito nacional, onde não faltaram bons resultados, consagrando-se como 10o Melhor Criador na 1a ExpoBrahman 2004, onde levaram apenas três animais.
Algumas importantes parcerias foram sendo feitas ao longo destes dois anos, entre elas, com Fazenda Brahmânia Continental, de Bruno Jacintho; Fazenda Querença Empresa Rural; Fazenda São Carlos, de Alexandre Augusto Sanson; Fazenda Central Água Boa; Ricardo Viacava; Giocondo Zancaner Filho; Luis Carlos Monteiro, da Fazenda Imperial; Paulo Francisco de Oliveira, da Fazenda Cambuí e Kauê Agropastoril, além de uma parceria específica com Marcelo Augusto Teodoro de Andrade, num centro de comercialização de touros Brahman na Estância do Galo.
Para 2005 as perspectivas são muito boas, tanto para a raça como um todo no país, quanto para Brahman CANAPI. “Tenho certeza de que a raça Brahman continuará crescendo no Brasil, em função das suas qualidades produtivas e do aumento da procura por animais de seleção e para cruzamento. Em função disso, a nossa intenção é de continuar investindo na raça, principalmente, após os bons resultados obtidos no ano de 2004. Neste momento, estamos preparando nosso gado para as Exposições de Umuarama e Londrina, no Paraná; Barretos em São Paulo, e aqui em Uberaba. Além dessas exposições, faremos o 1o Leilão Top Models Brahman, em parceria com Brahman BrBr, de Dalton Pastore Jr. e Fazenda Imperial, de Luis Carlos Monteiro, no dia 05 de maio, durante a 71a Expozebu”, explica Nassif.
E enquanto Gustavo e Nassif preparam o gado para os eventos de 2005, Dona Pingo reza: “eu não planejo nada; sou assessorada tecnicamente pelos meus dois sócios, nos quais confio plenamente, mas sou guiada mesmo é pelas mãos de Deus, e sei que Ele tem coisas boas reservadas para nós este ano”, finaliza Dona Pingo.
Fonte: Assessoria de imprensa do Brahman CANAPI