As doenças associadas à reprodução diminuem de forma significativa a rentabilidade dos rebanhos de corte e causam um grave problema no planejamento de médio e longo prazo dos rebanhos leiteiros.
Um dos principais objetivos dos produtores é diminuir seus custos de produção e aumentar a eficiência reprodutiva e produtiva dos rebanhos. “Todavia, isto pode ser impedido por alguns fatores, como enfermidades infecciosas, parasitárias, nutricionais, metabólicas e de manejo”, afirma o Prof. M. Sc. Mauro Pereira Soares, patologista do Laboratório Regional de Diagnóstico da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas e instrutor do próximo treinamento online AgriPoint.
Quando se observa apenas as perdas por ineficiência reprodutiva, as enfermidades relacionadas à reprodução ganham grande proporção. Um exemplo disto é a taxa de natalidade em algumas regiões de grande importância para a produção de carne no país. “Em algumas regiões, a taxa de natalidade ainda está na faixa de apenas 55%”, exemplifica Soares. Esta porcentagem pode estar sendo influenciada por enfermidades reprodutivas.
A eficiência reprodutiva é amplamente afetada por abortos cujo agente causador da doença nem sempre é conhecido. Isto faz diminuir a eficiência da exploração a níveis comprometedores do ponto de vista econômico.
As perdas reprodutivas podem ser ocasionadas por causas infecciosas e não infecciosas, sendo diferentes os agentes causais de aborto e perdas neonatal. Apesar dos grandes esforços e melhorias nas técnicas de diagnóstico, se desconhece a causa de mais de 50% dos casos de aborto.
Sabendo da importância deste tema para a atividade produtiva de leite e carne, a AgriPoint disponibilizará um treinamento online com o tema Sanidade Reprodutiva em Bovinos, abordando as principais doenças que afetam a eficiência reprodutiva dos rebanhos de corte e leite no Brasil.
Este curso oferecerá informações necessárias para identificar os sinais clínicos da doença, elaborar o controle e profilaxia do caso e manter o rebanho livre de doenças reprodutivas. Além disto, o aluno conseguirá elaborar um eficiente calendário sanitário especifico para seu caso.
Para o coordenador da Formação Continuada AgriPoint, Renato Zanetti, os treinamentos online AgriPoint têm cumprido seu objetivo de levar conhecimento e informação de alta efetividade para a cadeia do leite e da carne. “Até hoje, mais de 4.100 alunos já realizaram um treinamento online AgriPoint. Eles estão presentes em todos estados brasileiros e em 12 países”, informa.
Para Joice de Souza Santos, aluna localizada em Guanambi – BA que já realizou um treinamento AgriPoint, “a carência de cursos presenciais e a necessidade de atualização” foram os motivos que a levaram a decidir por um curso online AgriPoint. “Já indiquei os cursos AgriPoint para conhecidos e as informações transmitidas durante o treinamento serão, com certeza, utilizadas no dia-a-dia”, complementa Joice.
“A experiência em realizar um treinamento online AgriPoint foi nova e muito boa”, afirma Nardye de Sena Nery, de Capanema – PA. Segundo Nardye, “o treinamento AgriPoint serviu para atualizar os conhecimentos de quem já trabalhava na área e despertar novos interesses”, conclui.
Neste próximo treinamento online sobre Sanidade Reprodutiva em Bovinos, serão abordadas as doenças mais importantes que afetam a eficiência reprodutiva dos rebanhos de corte e leite no Brasil, além de oferecer informações necessárias para identificar os sinais clínicos da doença, elaborar o controle e profilaxia do caso e manter o rebanho livre de doenças reprodutivas. Além disto, o aluno também conseguirá elaborar um eficiente calendário sanitário específico para seu caso.
Alguns participantes especiais contribuirão com as discussões geradas durante o treinamento. São eles:
Serão 5 módulos, cada um liberado semanalmente. O aluno pode acessar o conteúdo de qualquer lugar, bastando ter uma conexão de internet. As dúvidas serão respondidas pelo próprio instrutor do curso, através do Fórum de Debates e das Conferências Online.
– Tema: Sanidade Reprodutiva em Bovinos
– Início: 23 de junho
– Instrutor: M.Sc. Mauro Pereira Soares, médico veterinário, patologista do Laboratório Regional de Diagnóstico da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas
– Informações: www.agripoint.com.br/sanidade_reprodutiva,
ligue para (19) 3432-2199 ou envie um email para cursos@agripoint.com.br