Hoje será assinado um tratado de transferência de tecnologia para a produção de carne bovina em Santa Catarina especialmente para o mercado europeu. O compromisso está na agenda da comitiva catarinense em viagem pela Europa.
O projeto Rubia Gallega em Santa Catarina vai ser implantado no Planalto Serrano, onde vacas serão inseminadas com sêmen vindo de reprodutores dessa espécie bovina típica da Galícia, que produz uma carne de qualidade superior, muito apreciada na Espanha.
Os bezerros nascidos desse cruzamento serão abatidos precocemente e os cortes preparados para atender o mercado espanhol.
O presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Athos de Almeida Lopes, explicou que os criadores galegos não conseguem atender a demanda por falta de território. Por isso foram obrigados a procurar áreas com características semelhantes às espanholas para ampliar a produção.
Uma das vantagens do projeto é que a produção já tem mercado garantido e a carne vai ganhar um selo de qualidade e denominação de origem com identificação internacional de Carne Rubia Gallega de Santa Catarina.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint