A 61ª Expo Rio Preto recebe a partir desta terça-feira (1/10) a última etapa Ouro de Ranqueamento Nelore com a participação de 550 animais de elite no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto. Os bovinos serão julgados pela carcaça, aprumos, padrão racial superior, estrutura e estética.
A exposição de São José do Rio Preto, uma das maiores do país, é a única do Estado de São Paulo que recebe uma etapa do ranqueamento da raça, que representa 80% do rebanho bovino brasileiro. As outras três etapas do ano aconteceram em Uberlândia (MG), Vila Velha (ES) e Rio Verde (GO).
Idealizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e promovido pela Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), o ranking nacional conta com 11 categorias, que vão de melhor expositor a melhor matriz, e é considerado uma ferramenta indispensável para os negócios no segmento.
“Receber a última Etapa Ouro do Ranqueamento Nelore é um reconhecimento da relevância da nossa cidade no cenário pecuário nacional. A presença dos melhores exemplares da raça no nosso recinto reforça o papel de Rio Preto como referência na pecuária de corte”, disse em nota o secretário de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto, Pedro Pezzuto.
Nesta semana, além do nelore, serão julgadas no recinto de Rio Preto as raças nelore mocho (sem chifres), guzerá, sindi e tabapuã. Todos os campeões serão divulgados no dia 4 de outubro, sexta, no encerramento do evento.
Fonte: Globo Rural.