Foi lançado nesta quarta-feira, na sede da Fiesp/Ciesp (Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), o Ranking dos Estados – um levantamento que aponta os dez Estados mais competitivos do País com base em estatísticas que consideram 98 indicadores de riqueza e infra-estrutura econômica e social. O ranking integra a edição de novembro da revista de economia e negócios Amanhã e como nas edições anteriores é liderado, com folga, por São Paulo.
Nas posições intermediárias há disputas entre estados. Uma delas é Paraná, que leva vantagem de um décimo percentual sobre o Rio Grande do Sul. Um ponto separa Minas Gerais, vice-líder, do Rio de Janeiro. Também é equilibrada a disputa entre Bahia e Espírito Santo: dividiam o sétimo lugar em 2000 e neste ano a Bahia ficou na frente.
O destaque é para o Pernambuco por sua ascensão ao grupo dos dez melhores colocados, eliminando o Distrito Federal. Desde que foi publicado pela primeira vez, em 1996, o estudo conta com o suporte técnico da Simonsen Associados.
Veja abaixo a classificação e a pontuação dos estados mais competitivos do Brasil e dos que ocupam posição intermediária no ranking. Os números indicam o quanto cada um ultrapassa ou não a média brasileira de 100%:
Fonte: Fonte: FIESP/CIESP, adaptado por Equipe BeefPoint