Rio Grande do Norte prorroga campanha contra febre aftosa
22 de novembro de 2001
Confirmado segundo caso de EEB no Japão
22 de novembro de 2001

São Paulo continua líder brasileiro de competitividade

Foi lançado nesta quarta-feira, na sede da Fiesp/Ciesp (Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), o Ranking dos Estados – um levantamento que aponta os dez Estados mais competitivos do País com base em estatísticas que consideram 98 indicadores de riqueza e infra-estrutura econômica e social. O ranking integra a edição de novembro da revista de economia e negócios Amanhã e como nas edições anteriores é liderado, com folga, por São Paulo.

Nas posições intermediárias há disputas entre estados. Uma delas é Paraná, que leva vantagem de um décimo percentual sobre o Rio Grande do Sul. Um ponto separa Minas Gerais, vice-líder, do Rio de Janeiro. Também é equilibrada a disputa entre Bahia e Espírito Santo: dividiam o sétimo lugar em 2000 e neste ano a Bahia ficou na frente.

O destaque é para o Pernambuco por sua ascensão ao grupo dos dez melhores colocados, eliminando o Distrito Federal. Desde que foi publicado pela primeira vez, em 1996, o estudo conta com o suporte técnico da Simonsen Associados.

Veja abaixo a classificação e a pontuação dos estados mais competitivos do Brasil e dos que ocupam posição intermediária no ranking. Os números indicam o quanto cada um ultrapassa ou não a média brasileira de 100%:

Fonte: Fonte: FIESP/CIESP, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.