Os criadores paulistas têm até o dia 30 de novembro para vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa. Segundo previsão da Agência de Defesa Agropecuária (Adaesp), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, cerca de 13,4 milhões de animais deverão ser vacinados durante a campanha obrigatória.
Neste ano, a campanha está sendo realizada em duas etapas, com a vacinação de todo o rebanho. Nesta segunda fase, a Adaesp prevê atingir 100% dos animais do rebanho paulista. Otimismo reforçado pelo sucesso da campanha realizada no mês de maio, quando quase 99% do gado paulista foram imunizados, volume superior ao registrado na campanha de novembro de 2001, que alcançou 97,13%.
São Paulo, que é considerado zona livre da doença com vacinação pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), completou seis anos sem registrar um único foco de aftosa. Devido a esse controle, em 2001, somente o estado de São Paulo registrou receita de US$ 634 milhões com a venda da carne ao exterior, correspondentes a 59,7% das exportações brasileiras totais. Entre janeiro e setembro deste ano, de acordo com estatísticas levantadas pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria da Agricultura, a partir de números fornecidos pela Secretária de Comércio Exterior (Secex), São Paulo já exportou US$ 585,9 milhões em carne bovina, 72% dos embarques nacionais.
Além de vacina contra a aftosa, os criadores de 19 cidades do Estado (Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Orlândia, Pindamonhangaba, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São Paulo e Sorocaba) serão obrigados a vacinar seus animais contra a raiva. A vacinação contra essa doença pretende atingir cerca de quatro milhões de animais, entre bovinos, bubalinos, eqüinos, ovinos e caprinos.
Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint