A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lançou ontem (01) a campanha estadual de vacinação contra febre aftosa e raiva dos herbívoros, sob responsabilidade da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (Adaesp). Durante o mês de maio, bovinos e bubalinos de todas as idades deverão ser vacinados contra a aftosa.
A Adaesp informou que na campanha do ano passado o índice de cobertura de vacinação contra a aftosa foi de 99,39% no total do rebanho paulista, que é de 14 milhões de cabeças. A segunda fase da vacinação ocorrerá em novembro.
Os criadores que deixarem de vacinar seus animais durante a campanha obrigatória receberão a visita de técnicos da Adaesp e serão punidos com multas. Segundo o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, o Estado de São Paulo é zona livre de várias doenças graças a um trabalho contínuo de vacinação animal. O secretário informou que São Paulo, que é considerado zona livre da doença com vacinação pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), completou sete anos sem registrar um único foco de febre aftosa.
O controle da doença no território nacional é um dos fatores que explicam o aumento das exportações brasileiras de carne bovina. Em 2002, somente o Estado de São Paulo registrou receita de US$ 827,6 milhões (um crescimento de 30,5% sobre o resultado de 2001, de US$ 634,199 milhões), o correspondente a 71% das exportações totais.
A campanha de vacinação contra raiva também é realizada no mês de maio. Deverão ser vacinados todos os bovinos, bubalinos, caprinos, eqüídeos e ovinos presentes em municípios pertencentes às 18 regionais do Estado de São Paulo: Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Orlândia, Pindamonhangaba, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São Paulo e Sorocaba.
O índice de cobertura de vacinação contra a raiva no ano passado foi de 98,03% do total de 3.893.280 milhões de cabeças a ser vacinados nessas regionais. A vacinação obrigatória contra raiva foi estabelecida numa portaria em outubro de 2002.
Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint