Novo secretário da Agricultura dos EUA disse que comércio de carne bovina com Japão é “principal prioridade”
1 de fevereiro de 2005
Programa de controle de qualidade para laboratórios de nutrição animal
3 de fevereiro de 2005

Saúde e conveniência direcionarão crescimento no setor de alimentos

Os produtos do setor de alimentos e bebidas que dão suporte a dietas saudáveis, dietas visando perda de peso ou pessoas com estilo de vida ocupado estão entre os de mais rápido crescimento, de acordo com o novo estudo global da ACNielsen.

O último estudo da ACNielsen chamado “Tendências no Mundo – Visões sobre o Crescimento no Setor de Alimentos e Bebidas 2004” mostrou que, das sete categorias que apresentaram crescimento de duplo dígito no rendimento no ano passado, cinco ofereciam benefícios para a saúde ou para perda de peso. As duas categorias de maior crescimento foram bebidas a base de soja (+31%) e iogurtes de beber (+19%). Ambas estiveram entre as de mais rápido crescimento em um estudo similar feito em 2002.

“Nosso estudo mostrou que os consumidores do mundo estão preocupados com dieta e saúde, particularmente com toda a atenção da mídia voltada para assuntos como obesidade e diabetes”, disse a diretora gerente da ACNielsen e autora do estudo, Jane Perrin. “O estudo mostrou que as companhias de alimentos e bebidas que desenvolvem produtos saudáveis e que também agradam o consumidor com um bom sabor e com conveniência encontrarão um mercado receptivo a esses produtos”.

Uma análise das categorias de alimentos e bebidas de rápido crescimento revela que o interesse dos consumidores por dietas com alto teor de proteína e baixo teor de carboidratos, particularmente nos mercados mais desenvolvidos, foi um fator importante de crescimento. A popularidade desses planos de dietas e as compras de alimentos e bebidas resultantes disso, foram identificadas em várias regiões como um direcionador essencial para certas categorias, enquanto impactaram negativamente em outras.

“O que se questiona é se esse fenômeno de redução no consumo de carboidratos criará raízes como um importante sub-setor de uma série de categorias de alimentos e bebidas, ou será uma moda passageira”. Por exemplo, nos EUA, onde o fenômeno se iniciou, existem evidências de que o interesse em produtos com baixo teor de carboidratos está se reduzindo.

“A inovação de produtos pode direcionar uma empolgação e testes em categorias, mas somente aquelas melhorias adequadas às demandas mais sustentáveis dos consumidores, particularmente saúde e conveniência, terão sucesso em longo prazo. Os vendedores globais de alimentos e bebidas precisam se certificar que estão posicionados para capturar muitas oportunidades de crescimento que existem nesses mercados em desenvolvimento, ou correm o risco de serem deixados de lado”.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.