Mercados Futuros – 30/05/08
30 de maio de 2008
Evolução das exportações brasileiras de carne bovina
3 de junho de 2008

SC: escassez força alta da carne bovina

A escassez da carne bovina no mercado interno está causando reajuste de preços semanal e o reflexo disso pode ser uma alta de até 40% até o final do ano em Santa Catarina. Só neste mês, a rede de supermercados Giassi repassou ao preço final aumento de 8% de uma elevação nos frigoríficos que superou 10%. "A cada semana, o preço do boi está subindo pelo menos 5%", justificou o presidente da empresa, Zefiro Giassi. E mesmo com os aumentos há dificuldades de abastecimento.

A escassez da carne bovina no mercado interno está causando reajuste de preços semanal e o reflexo disso pode ser uma alta de até 40% até o final do ano em Santa Catarina.

Só neste mês, a rede de supermercados Giassi repassou ao preço final aumento de 8% de uma elevação nos frigoríficos que superou 10%. “A cada semana, o preço do boi está subindo pelo menos 5%”, justificou o presidente da empresa, Zefiro Giassi.

E mesmo com os aumentos há dificuldades de abastecimento. Das seis cargas de carne bovina encomendadas para a próxima semana, uma foi cancelada.

Devido à situação, o dono de um açougue em São José, Jaci Kretzer, projeta alta de até 40% na média de preço até o final do ano. “E se não pagar eles encontram outro comprador. Está faltando boi para uma demanda aquecida”, considerou.

No que depender do aumento do rebanho, a queda dos preços deve demorar. Enquanto novas aves podem ser produzidas em 45 dias, e suínos, em seis meses, a geração de bovinos leva anos, informou reportagem de João Werner Grando, do Diário Catarinense.

Os comentários estão encerrados.