A Faesc vai aproveitar dois eventos simultâneos que a OIE realizará em Florianópolis para pedir reconhecimento internacional de Santa Catarina como área livre de aftosa sem vacinação.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) vai aproveitar dois eventos simultâneos que a OIE realizará em Florianópolis – a 18ª Conferência da Comissão Regional da OIE para as Américas e a I Conferência Internacional de Laboratórios de Referência e Centros Colaboradores – para pedir reconhecimento internacional de Santa Catarina como área livre de aftosa sem vacinação. Os eventos serão realizados de 28 de novembro a 5 de dezembro, informou a assessoria de imprensa da entidade.
O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, quer que os organismos públicos e privados ligados ao agronegócio catarinense defendam o reconhecimento com estudos e análises abalizadas.
É a primeira vez que um evento desse porte no âmbito sanitário é realizado no país, embora o Brasil seja referência mundial em agricultura e pecuária. Na opinião de Pedrozo, será uma rara oportunidade de mostrar a privilegiada condição sanitária de Santa Catarina, pois a maioria dos especialistas de diagnóstico de todo o mundo estará reunida no Brasil.