Mercado Físico da Vaca – 11/05/10
11 de maio de 2010
Mercados Futuros – 12/05/10
13 de maio de 2010

SC investe em defesa sanitária animal

"Os 120 médicos veterinários que estamos contratando irão atuar na defesa sanitária animal, mantendo Santa Catarina livre de febre aftosa sem vacinação", afirmou o governador Leonel Pavan durante encontro com os novos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina - Cidasc, nesta terça-feira (11). A medida visa atender à solicitação apresentada pela auditoria técnica realizada pela União Europeia (UE) em outubro de 2009.

“Os 120 médicos veterinários que estamos contratando irão atuar na defesa sanitária animal, mantendo Santa Catarina livre de febre aftosa sem vacinação”, afirmou o governador Leonel Pavan durante encontro com os novos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, nesta terça-feira (11). A medida visa atender à solicitação apresentada pela auditoria técnica realizada pela União Europeia (UE) em outubro de 2009.

Na oportunidade, Pavan explicou que a contratação dos novos veterinários visa o fortalecimento do sistema de defesa sanitária animal, adequando às exigências internacionais para exportação de carne suína, aves e bovinos para os principais mercados do mundo, a exemplo da UE, Estados Unidos, China e Coréia do Sul. “Todos estão em busca de uma causa muito importante, manter o Estado livre de febre aftosa sem vacinação e desenvolver ainda mais o setor de exportação no Estado”, completou o governador.

No Estado são 69 barreiras sanitárias permanentes, que funcionam 24 horas por dia, nas divisas com o Paraná e Rio Grande do Sul e também na Argentina. Atualmente, o sistema de defesa sanitária animal do Estado possui 382 médicos veterinários distribuídos pelos 293 municípios incluindo as barreiras sanitárias. “Com certeza será um grande passo para a abertura de novos mercados para a carne suína catarinense”, disse o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Enori Barbieri.

Segundo o secretário Barbieri, os funcionários chamados foram aprovados no concurso público que ocorreu em 2006. “Naquele ano foram abertas 40 vagas, mas no total foram chamados 208 médicos veterinários – sendo 11 em 2009, 37 no início deste ano e agora mais 120”, informou.

As informações são da Secretaria de Estado de Comunicação /SC, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Sem duvida SC investe pesado em Defesa Animal a muito tempo e cada vez mais colhe os frutos deste esforço.

    Att,

  2. Antonio Minoro Tachibana disse:

    Parabéns aos Catarinenses, que tem visão de futuro ao investir nas ações de Defesa Sanitária Animal, contratando Médicos Veterinários com um salário condizente com a função (acima dos R$4.000,00 para iniciantes).
    Ao contrário de nós Paranaenses, que pleiteia-se tornar área livre de febre aftosa sem vacinação, mas que investiu com verba Ministerial, apenas em equipamentos (carros e computadores) e que pretende contratar Médicos Veterinários com salário inicial de R$1.800,00. Será que os carros, os computadores (com um novíssimo software de Barreiras) seriam suficientes para realizar vigilância sanitária animal ?
    É incrível, mas é verdade, o Médico Veterinário da Defesa Sanitária Animal do Paraná, que por conta da Rastreabilidade Bovídea alavancou a informatização da Guia de Trânsito Animal, recebe um salário menor do que um iniciante em Santa Catarina. Este MV, sou eu.