Definido cronograma para aumento da permanência na base de dados do Sisbov
25 de novembro de 2003
USDA diz que Brasil ultrapassará Austrália nas exportações de carne bovina em 2004
27 de novembro de 2003

Seab quer rastrear 30% do rebanho paranaense

O Programa Estadual de Rastreabilidade de Bovídeos, lançado em julho de 2003, pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) do Paraná, já cadastrou seis mil animais em todo o Estado. A Seab pretende cadastrar até lá 30% do rebanho.

Segundo o responsável pela Divisão de Sanidade Animal da Seab, Alvarez Cherubini, muitos produtores têm procurado a secretaria para aderir ao programa, principalmente os mais organizados, que necessitam do certificado para exportar carne para a Europa.

A iniciativa está proporcionando uma valorização da carne no mercado interno. “Os pecuaristas gostaram do projeto porque é um certificado de qualidade do produto”, disse o chefe da seção de rastreabilidade e certificação, Antonio Minoro Tachibana.

Fonte: Paraná On Line, adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Luís Antônio Caetano de Souza disse:

    A SEAB – PR pode até ter boa intenção, mais a realidade é outra, visto que existe uma defazagem muito grande de pessoal técnico, e o tal concurso público que aumentaria o efetivo em 50%, segundo o próprio secretário estadual de agricultura fica só na promessa.

    Mesmo se fosse para atender os pequenos produtores até que seria interessante, visto que nenhuma empresa certificadora poderá exercer este papel em função dos custos inerentes ao serviço.

    Os funcionários atuais já não dão conta do recado, imagina com a SEAB assumindo o processo de rastreabilidade.

    É mais um insenssatez ou será mera propaganda política?