Receita das exportações de carne bovina cresceu 42% em 2022
10 de janeiro de 2023
Taxa sobre exportação de adubos já entrou em vigor na Rússia
11 de janeiro de 2023

Seca já prejudica rebanho bovino gaúcho

A seca, que afeta novamente o Rio Grande do Sul, já gerou perdas irreversíveis aos criadores de gado do Estado. De acordo com o Instituto Desenvolve Pecuária, com as pastagens prejudicadas pelo clima, os animais são enviados aos frigoríficos sem o peso adequado. Também há atraso na reprodução dos rebanhos devido à estiagem, registrada pelo terceiro ano consecutivo.

O presidente do instituto, Luís Felipe Barros, reclama da falta de políticas públicas de combate à seca e apoio aos produtores. “O Estado também tem que melhorar a questão das leis ambientais, que é extremamente rígida, melhorar a questão de subsídios, para que se possa fazer as barragens e para que se possa fazer as contratações de pivôs”, afirmou, em nota.

A entidade não apresentou números, mas disse que a situação poderá gerar reflexos no Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho e nas contas públicas.

“Os produtores poderiam ter tomado movimentos estratégicos em relação à seca, porque ela tinha sido prevista, se sabia dela, e então poderiam algumas atuações terem sido realizadas e não foram. As pessoas ficaram estáticas”, completou Barros.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.