A primeira etapa da imunização do rebanho de bovinos da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai começa nesta segunda-feira (26). Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), estima-se rebanho de 800 mil animais na região de fronteira.
A primeira etapa da imunização do rebanho de bovinos da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai começa nesta segunda-feira (26). Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), estima-se rebanho de 800 mil animais na região de fronteira. O Estado tem rebanho estimado em 22 milhões de animais.
Segundo a secretaria, por ser uma área de alto risco, a vacinação que estava agendada para o mês de maio, foi antecipada.
Conforme a secretaria, nas propriedades de maior risco sanitário, como os assentamentos, aldeias indígenas e periferias das cidades, a Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal (Iagro) irá fornecer a vacina e os funcionários realizarão a aplicação da vacina, o sistema denominado ‘agulha oficial’. Nas outras, a imunização pode ser acompanhada pelos fiscais.
Na zona do planalto e Pantanal, as datas de vacinação se mantiveram de 1º a 31 de maio e 1º de maio a 15 de junho, respectivamente. No planalto, os bovinos e bubalinos devem ser imunizados de zero a 24 meses. O registro da vacinação deverá ser realizado pela internet até o dia 15 de junho. No Pantanal, o registro deverá ser realizado pela internet até o dia 30 de junho.
Fonte: G1 MS, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.