Burger King abre primeira loja na Bahia
22 de dezembro de 2005
Reunião pode definir situação entre Paraná e Mapa
26 de dezembro de 2005

Secretário do Mapa faz balanço positivo de 2005

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) considerou positivos os avanços de 2005. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Gabriel Alves Maciel, o Brasil obteve grandes vitórias nas áreas de sanidade animal, abertura de mercado, modernização e gestão, educação sanitária, entre outros setores, no decorrer do ano.

De acordo com ele, foram gastos cerca de R$ 121 milhões na realização de convênios com os estados para equacionar problemas relacionados à sanidade animal e vegetal. Deste montante, R$ 37 milhões foram destinados à modernização dos seis Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagro). Em outubro, o governo liberou, mediante medida provisória, 33 milhões para ações de controle e erradicação de febre aftosa nos estados afetados (Mato Grosso do Sul e Paraná).

Entre as vitórias para o setor, Maciel destaca a aprovação da Lei de Biossegurança, a abertura do mercado japonês para a manga brasileira e dos Estados Unidos para o mamão, a viabilização do processo de importação dos embriões bovinos da Índia e a manutenção das exportações de carne para a União Européia.

Ele citou também os embargos à carne brasileira e destacou a participação positiva na recuperação de espaço de carne industrializada no mercado dos Estados Unidos.

Em relação à União Européia, o secretário mantém uma postura otimista. “Tivemos longas auditorias e discussões com a União Européia e felizmente nossa equipe fez um trabalho destacado preservando e mantendo apenas os três estados que tinham sido inicialmente embargados (Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo)”.

Outro ponto importante para o secretário é a parceria com a Embrapa em relação ao Plano de Monitoramento de Fronteiras para fortalecer as ações de controle da febre aftosa. “Esse é um trabalho fundamental, iniciando pelo Paraguai e pela Bolívia, passando pelo Peru, Argentina e Uruguai”, destacou.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Hans Nagel disse:

    O MAPA jamais causou ao produtor tamanho prejuízo como no ano 2005.

    As reinantes atrapalhadas causadas no setor pecuário demonstram claramente a sua incompetência que chega às alturas de ser caso da polícia federal.

    Cordialmente,

    Hans Nagel