O secretário de Estado da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, cobrou ontem (23), em Erechim, urgência do Governo Federal na declaração do Rio Grande do Sul como zona livre de febre aftosa com vacinação. Ele destacou que apesar de todos os procedimentos necessários terem sido realizados, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) ainda não se pronunciou sobre o RS.
Hoffmann ressaltou que a falta desse status sanitário causa enorme prejuízo aos gaúchos, uma vez que dificulta a saída de animais, impede a venda de carne com osso para outros estados e compromete as exportações.
O Rio Grande do Sul concluiu a última etapa de saneamento com relação à febre aftosa e enviou ofício, no dia 11 de outubro, solicitando o reconhecimento nacional do status sanitário de zona livre de febre aftosa com vacinação. Segundo o secretário, o Estado cumpriu todas as etapas de saneamento com o acompanhamento do ministério.
Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint