Os secretários de Agricultura do Rio Grande do Sul, Odacir Klein, de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, e do Paraná, Orlando Pessuti, estiveram reunidos ontem (04) no Parque Assis Brasil, em Esteio, e decidiram encaminhar duas moções ao governo federal.
A primeira solicita ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, a regulamentação da Lei 9.712, que cria o sistema brasileiro de inspeção e saúde animal. A outra proposta reivindica ao Ministério da Fazenda o descontigenciamento de R$ 30 milhões destinados à extensão rural e à liberação de mais recursos para o setor em 2004. Os secretários querem também a recriação da Embrater, instituição federal voltada para a extensão rural desativada, em 1990, no governo Collor.
Aftosa
No encontro, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maçao Tadano, retomou a polêmica da suspeita clínica de febre aftosa, em 33 animais, na província argentina de Salta, e aconselhou reforço da fiscalização nas regiões de fronteira com Argentina, Paraguai e Bolívia. De acordo com o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, Rui Vargas, “precisamos estar preparados para não colocar em risco 24 meses sem registro de febre aftosa no País”.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint