
Houve uma nova detecção da bicheira do novo mundo (New World screwworm, NWS) em Montemorelos, Nuevo León, México, aproximadamente 193 km ao sul da fronteira do Texas.
O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do USDA confirmou o caso em um bovino de 22 meses transportado de Veracruz para um confinamento em Nuevo León.
Em um comunicado de imprensa, o Comissário de Agricultura do Texas, Sid Miller, enfatizou que o estado continua livre de detecções, mas que autoridades estaduais e líderes do setor agropecuário não podem ser complacentes.
“Continuaremos trabalhando lado a lado com o USDA, as autoridades de saúde animal do México e nossos próprios parceiros das agências estaduais para defender nossa fronteira e os texanos dessa ameaça perigosa. Vamos proteger nosso rebanho, salvaguardar nossa economia e fazer tudo o que for possível para manter a bicheira-da-cabeça afastada”, diz Miller.
Ele também incentiva os produtores do Texas a permanecerem atentos a feridas suspeitas, tecidos que não cicatrizam ou atividade de larvas em animais de produção, vida silvestre e animais de estimação, particularmente em áreas próximas à fronteira.
Produtores que suspeitarem de NWS devem entrar em contato imediatamente com seu veterinário local e com as autoridades estaduais. A detecção precoce, controles rigorosos de movimentação animal, a supressão da mosca da bicheira e uma resposta rápida são as melhores ferramentas para combater essa ameaça séria.
Essa detecção marca o caso ativo mais ao norte atualmente encontrado no México. Também é a segunda detecção no mesmo confinamento em Nuevo León desde outubro. Nenhum caso adicional foi vinculado à detecção de outubro, e ambos os eventos parecem estar relacionados ao transporte de animais do sul do México.
Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.