Exportações de frango caíram 4,7% em 2006
30 de janeiro de 2007
Morre Panagpur, consagrado reprodutor da raça Nelore
1 de fevereiro de 2007

Segundo o Panaftosa, já são três focos na Bolívia

Segundo o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), já são três os focos da doença confirmados na Bolívia. Além do primeiro, em Cuatro Cañadas, foram confirmados em outras duas propriedades, em Cabezas, na província de Cordillera, e em Santa Cruz, na província de Andrés Ibáñez.

Segundo o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), já são três os focos da doença confirmados na Bolívia. Além do primeiro, em Cuatro Cañadas, foram confirmados em outras duas propriedades, em Cabezas, na província de Cordillera, e em Santa Cruz, na província de Andrés Ibáñez.

Propriedades e animais afetados pelo foco


Localização dos focos


Fonte: Panaftosa

Segundo notícia do jornal O Estado de S. Paulo, no MT o Indea reforçou a vigilância nas fronteiras. Duas equipes irão atuar na fronteira durante 24 horas na formação de barreiras sanitárias que contarão com reforço de profissionais médicos veterinários, técnicos e epidemiologistas. Outros 14 que já atuam na área paralela à Bolívia, numa faixa que se estende do município de Cáceres até Comodoro, passando por Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Além disso, a primeira etapa de imunização contra a aftosa no MT, que deveria começar em 1º de fevereiro, foi antecipada. Desde ontem os criadores já podiam adquirir as doses.

No MS, segundo matéria de Fernanda Mathias, para o Campo Grande News, a campanha de vacinação, destinada a animais de 0 a 12 meses em 14 municípios de fronteira a partir de fevereiro, será estendida a animais de todas as idades em Ladário e Corumbá, por decisão do Iagro. Em Ladário a vacinação de animais de todas as idades será integral. Em Corumbá será nas áreas não inundadas e áreas de risco localizadas à margem direita do rio Paraguai.

Matéria de Aline dos Santos, para o Campo grande News, informa que o Mapa disponibilizou 1 milhão de doses de vacina contra a aftosa para a Bolívia. Conforme o superintendente federal de Agricultura no MS, Orlando Baez, as doses devem chegar ainda nesta semana ao país vizinho.

0 Comments

  1. Marcio Cristiano Aparecido da Rocha disse:

    Bonita a atitude do Mapa, doar vacinas para os nossos vizinhos bolivianos. Só não entendo porque atitudes desse modo não foram aplicadas quando surgiram focos da aftosa em alguns estados brasileiros.

  2. Cymara Rocha disse:

    O presidente brasileiro é sempre muito “bonzinho” ! Com a Bolívia então….

  3. Roberto Ribeiro Carvalho Pini disse:

    A Bolívia é muito carente em apoio técnico para as campanhas de vacinação. Simplesmente doar vacinas pode não evitar completamente o risco de uma eventual ocorrência de aftosa dentro da Bolívia próximo à fronteira. Tomando, como exemplo , uma região boliviana livre de aftosa com vacinação, entre as latitudes de Cáceres e Corumbá (San Matias a Puerto Suarez), as autoridades bolivianas e as associações de pecuaristas, de toda esta região, são receptivas a uma colaboração brasileira também no mapeamento dos produtores (não são tantos!) e no acompanhamento e assistência integral às campanhas de vacinação. Isto sim seria muito mais efetivo e eficiente em termos de segurança estratégica para o Brasil. O interesse é nosso!