E quem mais atrapalha …
24 de agosto de 2001
Pesquisadores da Austrália identificam marcador de gene associado à maciez da carne
28 de agosto de 2001

Seiscentas reses foram abatidas na fronteira

Seiscentas reses, apreendidas na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, foram abatidas durante a vigência da Operação Boiadeiro II – iniciada em maio e desativada este mês. A operação, que contou com o apoio das Forças Armadas, foi realizada para coibir a entrada irregular de animais pela fronteira, provenientes do Paraguai ou Bolívia. O maior receio era a contaminação dos animais sul-mato-grossenses pela febre aftosa, já que foram confirmados focos nos dois países vizinhos.

A fronteira com os dois países é de 1,5 mil quilômetros, dos quais 1.160 somente com o Paraguai. Com recursos do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa), que giram em torno de R$ 100 mil mensais, foi possível comprar combustível e reformar viaturas do Iagro, que manteve cerca de 70 homens envolvidos na operação. Cerca de 40 veterinários foram contratados para auxiliar nas ações junto ao Iagro.

Com recursos do fundo também foram distribuídas 140 mil doses de vacina antiaftosa para os produtores bolivianos e paraguaios. O Estado obteve este ano do Escritório Internacional de Epizootias (OIE) o certificado de zona livre de febre aftosa com vacinação.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Paula Pimenta), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.