O melhor que você tem a fazer é trabalhar, pois como dizia meu pai, quem trabalha acaba compensando os erros cometidos – Alexandre Raffi [Novilho Precoce – MS]
14 de janeiro de 2014
A agricultura faz a pecuária ser mais dinâmica e competitiva – Bruno Andrade [Assocon]
14 de janeiro de 2014

Seja eficiente, mensure. Quem não mede, não evolui! – Guilherme Silveira

Administre sua pecuária como uma empresa. Confira a entrevista com Luiz Guilherme Silveira, um dos finalistas do Prêmio AgroTalento 2013, na categoria Profissional – Mato Grosso.

Prêmio AgroTalento 2013 é uma iniciativa ousada do BeefPoint, que identificou e reconheceu os jovens talentos da pecuária brasileira com idade de 25 a 45 anos. São essas pessoas que estão construindo hoje a pecuária do futuro, são elas que fazem a diferença em nosso setor. O prêmio foi dividido em três etapas. Na primeira, o leitor BeefPoint preencheu um formulário onde tinha que indicar um nome para cada categoria e justificando sua escolha. Após disso, foi feita uma curadoria pelo BeefPoint, selecionando os finalistas. A terceira etapa foi uma votação aberta ao público, que se encerrou no dia 2 de dezembro.

A cerimônia de entrega dos prêmios e a divulgação dos ganhadores foi na véspera do BeefSummit Brasil, no dia 9 de dezembro, no restaurante Varanda Ribeirão, no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto – SP.

Saiba mais como vai funcionar e o que é o Movimento AgroTalento:

– Prêmio para celebrar os jovens talentos da pecuária brasileira (dezembro 2013)

– Portal com muitos conteúdos focados em desenvolvimento pessoal (durante todo ano de 2014)

– Plataforma de educação online com diversos cursos e treinamentos sobre desenvolvimento pessoal, gestão, liderança e auto-conhecimento (durante todo 2014)

– Curso intensivo estilo bootcamp de 5 dias fechado para convidados agrotalentos (primeiro semestre de 2014)

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles:

Confira abaixo a entrevista com Luiz Guilherme Silveira, um dos finalistas do Prêmio AgroTalento 2013, na categoria Profissional – Mato Grosso.

2013-01-25_16-52-09_336

Engenheiro Agrônomo, formado na UNESP- Botucatu, mestre em nutrição de ruminantes.

O foco de seu trabalho na empresa Silveira Consultoria Pecuária no estado do Mato Grosso é o desenvolvimento e inovação de sistemas de produção nas propriedades de pecuária de corte, que visem a aceleração e intensificação da recria, seja no abate dos animais preferencialmente nos sistemas precoces ou superprecoces em confinamento estático ou confinamento em pasto.

BeefPoint: Qual atividade na pecuária mais te inspira?

Guilherme Silveira: A recria. Me inspira conseguir acelerar a recria com aproveitamento máximo das pastagens, abatendo animais jovens até 24 meses terminados em confinamento em tempos curtos objetivando a melhor qualidade da carne e consequente aumento da lucratividade ao produtor.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

Guilherme Silveira: O acerto foi ter escolhido dentro de minha profissão o agronegócio, especialmente a pecuária de corte. Desde aluno de segundo grau, acompanhava os trabalhos de pesquisa de meu pai, o professor Antonio Carlos Silveira, desenvolvidos dentro da UNESP -Botucatu, que buscavam o abate de animais jovens para proporcionar maior eficiência ao produtor e qualidade de carne ao consumidor.

Seguindo assim os mesmos passos, me formei em agronomia e me especializei em nutrição de ruminantes e, hoje ele na Universidade e eu na extensão pude realizar o sonho de melhor servir o produtor, pois a pecuária de corte nos últimos anos começou a ser encarada como empresa, valorizando técnicas e técnicos para proporcionar maior eficiência na produção.

Minha maior realização foi por em prática o sonho de meu pai, que desde 1990 pesquisou e pregou a produção de animais jovens, especialmente o superprecoce (abate de animais 12- 13 meses com 18 arrobas), além de conseguir maximizar a eficiência do pasto com a utilização de suplementos estratégicos. Bem como, a utilização de cruzamento industrial, para exploração da heterose e a produção da ensilagem de grãos úmidos de milho. Enfim, produzir e comercializar carne com qualidade diferenciada.

BeefPoint: Em relação ao seu histórico profissional, porque você acha que foi indicado para o Prêmio AgroTalento? Das suas realizações profissionais, o que você tem mais orgulho até agora?

Guilherme Silveira: Fiquei muito satisfeito profissionalmente por ser indicado para esta valiosa distinção. Acredito ter sido indicado acima de tudo pelo meu profissionalismo, não deixando de lado, o companheirismo e auxílio dos técnicos que trabalham comigo e, principalmente aos clientes diferenciados que atendo. Clientes estes, que tem a mesma filosofia empreendedora, buscando eficiência, resultados e quebrando paradigmas da pecuária tradicional.

O maior orgulho é fazer parte, em Mato Grosso, de uma equipe diferenciada que apresenta como lema o conhecimento técnico, o companheirismo e os resultados. O estado de Mato Grosso nos favorece, pois proporciona todas as facilidades para o desenvolvimento de novas técnicas para melhor produzir e crescer. Gosto muito de Mato Grosso.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Guilherme Silveira: Acredito que o principal erro foi ter demorado 10 anos depois de formado para vir para o Mato Grosso, dei “muita cabeçada” em outros lugares neste período, mas foi muito importante para o meu crescimento. Em 2008 cheguei nesse Estado, entretanto com mais experiência, podendo corrigir erros anteriores e me aliar a grandes nomes e parceiros, como Thales Borges Fagundes, Cesar Matos (NUTRIDEAL), Mauricio Piona, dentre outros.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Guilherme Silveira: Nosso maior desafio técnico em 2013, foi implantar um sistema de produção intensivo em um de nossos parceiros, onde a tônica foi de confinar o ano todo abatendo na média 300 cabeças mensais, produzindo um animal jovem, terminado, com carne de excelente qualidade e constância.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Guilherme Silveira: Focar cada vez mais na recria, pois acreditamos residir aí o gargalo da pecuária nacional. Fase esta a mais importante no desenvolvimento do animal sendo a mais barata para investir, “come pouco e ganha muito”.

Estamos trabalhando e focando em suplementações de baixo consumo e alto desempenho (virginiamicina, optygen, optymase). Sempre pensando na funcionalidade operacional de fornecimento dos suplementos e sobre tudo sempre levando em consideração as características da fazenda e da região.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o denvolvimento dos jovens na agropecuária?

Guilherme Silveira: Divulgarmos mais o agronegócio, a pecuária de modo geral, com campanhas publicitárias, fazendo com que o jovem saiba realmente o trabalho que os produtores rurais prestam para o país, revertendo o que a imprensa politizada e ONGs com interesses externos transpassam para os nossos jovens. O agronegócio paga conta de toda a má administração de nossos comandantes.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro no Brasil hoje? Quem você mais admira?

Guilherme Silveira:  Tem muito pecuarista de destaque aqui no Mato Grosso aplicando alta tecnologia, acreditamos na integração lavoura -pecuária como um caminho sem volta. Admiramos todos os pecuaristas que tocam a pecuária como empresa, cada um dentro do sistema de produção mais adequado a sua fazenda e a sua realidade. Não acreditamos numa receita de bolo que sirva igualmente a todos os pecuaristas, entendemos que é função de nós técnicos adaptar as novas tecnologias ao sistema de produção ideal para cada propriedade.

BeefPoint: Qual tema você acredita que será um marco na pecuária do futuro?

Guilherme Silveira:  A produção de animais jovens, que são mais eficientes e que proporcionam carnes de melhor qualidade para a satisfação do consumidor.

BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?

Guilherme Silveira: Todas as fazendas que medem seus desempenhos e investem em tecnologia, ou seja, eficientes. Seria injusto destacarmos uma apenas, existem muitas!

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Guilherme Silveira: Administre sua pecuária como uma empresa. Seja eficiente, mensure, pois a pecuária é simplesmente fantástica, lucrativa quando bem gerida. Quem não mede não evolui.

3 Comments

  1. luiz henrique disse:

    Bela entrevista Luis Guilherme
    Voce recomenda algum soft direcionada para pecuária , que seja de facil manipulação ?

  2. Heitor Violin Brandt disse:

    Parabéns Guilherme, continue firme e forte em sua empreitada, a pecuária de Mato Grosso conta com você. Abraços.

  3. Guilherme Woiciek disse:

    Parabéns pela entrevista Guilherme, consistente e sem rodeios ,é um prazer poder trabalhar , aprender e somar ao seu lado nessa empreitada !!