Alberto Soares Souza Júnior1
Em muitas regiões do País estamos no período das águas, período este que os pastos voltam a se tornar verdes e repletos, período no qual a vacada se alimenta melhor chegando em um bom estado corporal e fisiológico prontas a apresentarem cio e é nesta época que muitos pecuaristas planejam a estação de monta de sua empresa ou propriedade. É neste período que muitos produtores escolhem os touros ou fazem novas aquisições de touros que darão origem a produtos que serão vendidos futuramente para abate ou permanecerão na propriedade para reposição.
Antes de tudo devemos definir o tipo de animal que será produzido na propriedade, se serão animais de “elite”, animais estes que seguem todo um padrão racial, ou ainda, animais destinados para a engorda que pôr sua vez devem estar prontos para o abate o mais cedo possível, ou seja, pesados e terminados.
Mas como escolher o touro para se utilizar na estação de monta?
Para isto existe um sistema de seleção muito prático e funcional criado pela ABCZ, denominado Avaliação de Tipo (PHRAS). Neste sistema se avalia o animal, no caso o touro, pontuando características como Precocidade, Harmonia e desenvolvimento, características Raciais, Aprumos e membros e características Sexuais (PHRAS). Esta avaliação é feita individualmente.
A avaliação é feita da seguinte maneira, a pessoa que vai fazer a avaliação é portadora de uma ficha e nesta se encontra toda uma seqüência para se observar cada parte do animal e cada tópico observado tem um escore, ou um valor máximo permitido a ser dado a cada característica observada. No final deste processo onde se pontua todo o animal, os pontos serão somados e o valor total o classificará como MAL, REGULAR, BOM, MUITO BOM ou ÓTIMO.
A ficha de avaliação é a seguinte:
Avaliação de tipo (PHRAS)
– Em todos os sub-itens, a pontuação poderá ir de zero até o valor máximo anotado.
– Quando o animal apresentar defeito desclassificante, de acordo com o padrão racial, ele receberá nota zero no item correspondente do PHRAS, e será desclassificado na Avaliação de Tipo.
As pontuações são anotadas na tabela abaixo:
Nesta tabela onde está escrito RG se anota o n.º de registro ou a marca de identificação do animal e em cada tópico como Precocidade, Harmonia, Raciais, Aprumos e Sexuais, são anotados as pontuações, estas são anotadas em cada um daqueles quadrinhos que acima deles tem uma numeração que serve para orientar qual característica observar de cada item. Por final todos os valores são somados e através deste valor o animal pode ser avaliado.
A vantagem deste sistema é que na dúvida da escolha de um animal ele pode ser decisivo e ainda se o proprietário não está presente na propriedade, alguém pode fazer esta avaliação e podendo enviar por meio de carta, fax ou mesmo internet e ele pode escolher o touro de acordo com os padrões que se adequam a sua propriedade. Lembrando que este sistema foi mencionado para escolha de touros, mas pode ser utilizado para qualquer tipo de animal a ser selecionado, como vacas e bezerros.
_______________________________
1Formando em Zootecnia e monitor na área de nutrição de Ruminantes