Até o início do ano, o Brasil estava na lista dos dez principais parceiros comerciais da União Europeia. Os dados mais recentes divulgados pelo Eurostat já indicam o país fora dessa relação. Isso mostra que o Brasil realmente necessita de um acordo comercial com os europeus, travado pelas amarras do Mercosul, principalmente devido às objeções da Argentina.
As estatísticas do bloco europeu mostram que, mesmo no setor de produtos básicos – o forte do Brasil-, o país perde espaço, como no caso da soja e do milho.
O Brasil saiu da lista dos dez maiores do comércio europeu também porque a União Europeia reduziu em 5% as importações de produtos agrícolas no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual período de 2014. No mesmo período, as importações de produtos manufaturados feitas pela UE -setor que o Brasil tem pouca participação no comércio mundial-, aumentaram 16%.
O Brasil perde espaço também nas carnes, principalmente na de frango. A União Europeia adquire 55% da carne de frango que importa no Brasil. O país ainda tem uma boa participação no mercado europeu, mas em 2011 participava com 72% das compras da UE.
Enquanto o Brasil perde participação, a Tailândia avança. Em 2011, o país asiático era responsável por apenas 18% das compras dos europeus. No primeiro trimestre deste ano, chegou a 35%.
Fonte: Folha de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.