Boas práticas de manejo, cuidados sanitários, aplicação de melhoramento genético e atenção para o aspecto nutricional serão os temas enfocados amanhã (06), durante o Seminário Nacional sobre a Produção da Carne Bovina com Qualidade, no tatersal de elite da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.
Técnicos de todo o País darão orientações importantes para produtores e participantes em geral. O Seminário é promovido pela Associação Brasileira de Novilho Precoce em parceria com o Ministério de Agricultura e, desde 23 de outubro, até 5 de dezembro, percorrerá várias cidades brasileiras.
Mesmo em um mercado que em geral ainda não remunera o produtor pelo diferencial da qualidade, a gerente-executiva da Associação, Josy Marajó, acredita que é preciso fazer o caminho inverso, ou seja, o produtor cumprir o dever de casa para conquistar esses nichos de mercado, nos quais a demanda não é pequena.
Alguns frigoríficos já remuneram pela qualidade e existem programas voltados à melhora da qualidade, desenvolvidos por supermercados, frente às exigências dos clientes.
A gerente-executiva lembra ainda que a legislação nacional caminha para o reconhecimento do produto de qualidade, por meio do sistema de classificação de carcaças, que estabelecerá a premiação ao que atender as especificações do mercado externo.
Dentre os palestrantes confirmados para o evento no Mato Grosso do Sul, estão Gilman Viana Rodrigues, da FAEMG, que falará sobre “Mercado da Carne Bovina com Qualidade”; o pesquisador Pedro Franklin, da Embrapa, que enfocará “Estratégias para o Uso Adequado dos Recursos Genéticos na Produção de Carne Bovina com Qualidade”, e Godofredo Nadles, do CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil), que fala sobre “Processo de Agregação de Valor da Carne e do Couro Bovino”. A inscrição será gratuita e começará às 8 horas de amanhã (06).
Fonte: Assessoria de Imprensa, adaptado por Equipe BeefPoint