Fechamento – 12:09 – 14/11/01
14 de novembro de 2001
Possível contrabando de gado põe em risco o controle da aftosa em MT
20 de novembro de 2001

Seminário Internacional debate sanidade animal

O Governo do Rio Grande do Sul promove, de amanhã, terça-feira (20) até quinta-feira (22), no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre (RS), o Seminário Internacional de Vigilância em Sanidade Animal e Zoonoses. O evento é uma parceria entre as secretarias estaduais da Agricultura e Abastecimento (SAA), da Saúde (SES) e da Ciência e Tecnologia, e conta com o apoio da agência ABC e do Ministério das Relações Exteriores.

Durante dois dias, autoridades nacionais e internacionais discutirão as prioridades relacionadas à sanidade animal e às zoonoses, especialmente no âmbito das políticas públicas. Dentre outros enfoques, o seminário pretende estimular a discussão em torno da aplicação do Código Zoosanitário Internacional e suas repercussões sobre as comunidades eventualmente afetadas.

O evento propõe realizar uma síntese das posições apresentadas, como contribuição ao debate sobre o tema da sanidade animal, de grande atualidade internacional. Além disso, o seminário é um espaço para refletir e debater temas referentes à sanidade animal, buscando compreender os reflexos sociais, econômicos e políticos das doenças que atingem os animais e o ser humano. “O atual período histórico reduziu as distâncias entre os povos. Sendo assim, uma doença que incide num país pode facilmente atingir outras regiões do planeta. Por isso, iniciativas que reúnam representantes de instituições e governos são importantes para estabelecer políticas nacionais e internacionais comuns”, ressalta o secretário da Agricultura e Abastecimento do RS, José Hermeto Hoffmann.

A programação do evento também conta com a apresentação de um vídeo sobre o episódio de febre aftosa ocorrido no ano passado, na região de Jóia, no noroeste do Estado. A experiência servirá como objeto de estudo para uma análise profunda das medidas sanitárias implementadas para erradicar a doença dos municípios atingidos, bem como dos efeitos sociais e econômicos provocados pela manifestação do vírus.

O Seminário Internacional de Vigilância em Sanidade Animal e Zoonoses é aberto a autoridades, profissionais e entidades ligados ao tema, produtores, estudantes e público em geral. O evento é gratuito.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.