Setor de alimentação animal busca isenção de PIS/COFINS
20 de agosto de 2004
Mudam regras para promoção comercial no exterior
24 de agosto de 2004

Seminários visam esclarecer exportadores

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maçao Tadano, estabeleceu parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Centro Internacional de Negócios da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para informar os exportadores brasileiros sobre os processos de certificação sanitária, programas de rastreabilidade, exames laboratoriais e análises de risco. O objetivo da rede é permitir aos empresários maior conhecimento acerca das exigências dos principais países importadores.

Os seminários, ministrados por especialistas do Mapa, buscam ainda explicar ao setor privado os requisitos básicos para se obter os certificados sanitários e fitossanitários exigidos no exterior. Uma das principais exigências dos países importadores, por exemplo, é a garantia de que os produtos são originários de áreas livres das principais doenças e pragas. Nos eventos, os membros da rede discutem a estratégia de abertura de mercados com foco no estabelecimento de áreas livres reconhecidas internacionalmente.

Os seminários são ministrados por técnicos da Divisão de Assuntos Sanitários do Mercosul da DAS, Ilto Morandini, Jorge Waquim e Adauto Rodrigues. Até agora, cerca de mil pessoas participaram de encontros nos estados do Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Alagoas e no Distrito Federal. Também participam como instrutores nos eventos representantes do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e do MDIC. O próximo seminário está previsto para acontecer no Rio Grande do Norte.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.