Controle de perdas em silagens de capins – efeitos do emurchecimento e da presença de aditivos
2 de agosto de 2002
RS: vacinas gratuitas serão distribuídas até amanhã
6 de agosto de 2002

Seprod vai ajudar produtor de novilho do MS

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria da Produção (Seprod), vai promover ações visando organizar o mercado de novilhos precoces para que, no mais curto espaço de tempo possível, sejam atendidas todas as demandas existentes, principalmente aquelas que se estabeleceram a partir de parcerias com entidades do Estado.

O secretário da Produção, José Antonio Felício, afirmou que já determinou a busca de mecanismos que facilitem a organização dos produtores e garantam maior produtividade nas fazendas de novilhos precoces. Foi realizada, inclusive, uma primeira reunião para que o assunto seja estudado.

Conforme dados fornecidos pela Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Novilho Precoce apenas 60 dos associados da entidade têm tido condições de criar o precoce dentro das exigências do mercado de carnes nobres representado pelo Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, Frigorífico Marfrig e Montana Beef. O mercado representado por esses parceiros detém uma demanda mensal de quase 50 mil animais, sendo que os produtores estão longe de atingir essa meta: hoje mal conseguem atender com cinco mil animais/mês.

Junto à coordenadoria do Programa de Novilho Precoce, na Secretaria da Produção, apurou-se que, na verdade, existem no Estado quase 700 criadores produzindo o novilho precoce. Estão inscritos no programa 1.400, mas apenas 50% ou pouco menos, estariam efetivamente produzindo animais que atendem às exigências. Ocorre que a maioria desses 700 criadores estaria atendendo outros mercados, como o da cota Hilton que é bem mais difícil e burocrático de trabalhar do que o dos parceiros da Associação de Novilhos Precoces do Estado.

Um dos encaminhamentos visando aproveitar a demanda do mercado paulista seria o deslocamento de produtores que estão vendendo para o mercado externo, via cota Hilton, para a Associação Sul-Matogrossense de Produtores de Novilho Precoce, transferindo a venda para os parceiros desta entidade.

Fonte: Correio do Estado/MS (por Mauricio Hugo), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.