Fechamento 11:45 – 03/10/01
3 de outubro de 2001
Iniciada coleta de sangue para sorologia em SC
5 de outubro de 2001

Será criada a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica

Pecuaristas do Mato Grosso do Sul vão oficializar a criação da Associação Brasileira de Pecuária Orgânica, que terá sede em Campo Grande (MS), durante o Seminário de Pecuária Orgânica que será realizado no próximo final de semana, em Piracicaba (SP). A organização terá inicialmente 10 sócios, e será liderada pelo proprietário da Fazenda Eldorado, Homero Figlioni.

A Fazenda Eldorado é a única área do Estado certificada pelo Instituto Biodinâmco (IBD) para cria de bezerros orgânicos. Ela está localizada em Corumbá (MS), e possui 3 mil animais orgânicos da raça Nelore. O objetivo da entidade é formar núcleos de produção para gerar escala e volume, negociar em grupo e atender o mercado externo.

O Estado do Mato Grosso do Sul é um líderes em pecuária orgânica no Brasil. A idéia da associação é manter na planície do Pantanal as fazendas de produção de bezerros e na bordadura e corredores ecológicos que integram a planície ao planalto, as de recria, engorda e acabamento.

A entidade conta com uma fazenda certificada e outras 5 em fase de conversão, todas localizadas no Pantanal e especializadas em criação de bezerros, além de duas de engorda, também em fase de conversão, mas localizadas na bordadura. Existem mais 2 fazendas, além destas, de produção de leite orgânico, sendo uma de Pernambuco.

O objetivo da entidade é de, quando todas as fazendas estiverem certificadas – o que deve ocorrer no prazo máximo de 1 ano – atingir a oferta de 100 mil matrizes orgânicas. Segundo Figliolini, o custo variável de produção já é 8% inferior à média de gastos da criação convencional, em razão da eliminação de medicamentos como vermífugos e carrapaticidas. O pecuarista acredita que os preços pagos pelos frigoríficos variem entre 15% e 20% acima da cotação do boi convencional.

Segundo o professor da Esalq/USP, Cláudio Maluf Haddad, o mercado do chamado ´boi orgânico´ tem ganhado corpo em todo o Centro-Oeste e a demanda dos países europeus não pára de crescer. Além disso, ele informa que, além de haver uma procura muito grande, a oferta hoje é limitada a poucos países. A Argentina é o país que produz em maior escala, seguida bem distante por Irlanda, França e Itália. No caso da Europa, a produção é de bezerro de leite orgânico.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Gisele Teixeira), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.