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Será que a raça do touro influencia na venda e no marketing?

A raça ajuda ou não a vender melhor seu touro? Você já se perguntou por que algumas raças vendem mais que outras? Vou explicar a você como penso sobre o negócio de genética e venda de touros e como avalio a influência da raça nesse negócio.

Um cliente que vai comprar um touro pensa em alguns pontos. Primeiro, ele tem que escolher a raça. Depois, ele precisa escolher o perfil que deseja dentro daquela raça. Ele busca um animal para qualidade de carne, um animal maior, um animal menor, mais rústico, mais resistente ao calor, entre outras coisas.

Algumas raças têm maior variação dentro delas, com algumas tendo grande variação. Dessa forma, é importante entender que a raça não é uma coisa muito específica com um padrão fixo, existindo uma variação dentro dela.

Assim, o cliente escolhe:

1) A raça
2) O perfil que está buscando dentro dessa raça
3) O criador, a fazenda que fornecerá o animal
4) Escolhe o touro (ou os touros) na fazenda escolhida ou em um leilão

Existem algumas raças que são mais conhecidas e algumas menos conhecidas. Também tem algumas raças que em alguns momentos ficam “na moda”. Mas o que é “estar na moda”? Estar na moda é ter notícias, acontecimentos, histórias, conversas, coisas bacanas acontecendo sobre aquele determinado assunto.

Uma raça “estar na moda” significa que estão acontecendo muitas coisas em volta dessa raça. Você tem mais leilões, mais eventos, mais conversas, mais resultados, mais novidades. 
E o desafio de hoje nos negócios é, primeiro, ganhar a atenção do cliente e, segundo, ganhar a confiança dele. E as raças também disputam entre elas por atenção. O que faz uma raça ir melhor ou pior é o conjunto de criadores que vendem melhor a raça, fazem uma divulgação mais eficiente, criando mais oportunidades das pessoas conhecerem mais sobre essa raça.

Isso acontece em um cenário competitivo que se vê em qualquer negócio – e no negócio de genética é a mesma coisa. Está cada vez mais desafiador e mais difícil mostrar o que você tem, porque tem uma sobrecarga de oferta.

Quantas raças existem disponíveis? Quantos vendedores de touros existem?

Quantos outros produtos similares ou concorrentes, como por exemplo, a inseminação artificial.

Assim, há uma concorrência muito grande e é necessário ganhar a atenção, o direito de falar com a pessoa e depois, é necessário ganhar a confiança.

Quando existe um conjunto de criadores trabalhando juntos e fazendo ações que geram interesse, conversa, novidade, histórias, resultados, fica mais fácil falar sobre a raça. A raça fica mais “na moda”.

Por exemplo, tem algumas raças ou segmentos de raças que estão tendo destaque agora. A raça Nelore, que é a maior raça do Brasil e que mais vende touros, tem dois movimentos acontecendo dentro dela. São ainda dois movimentos pequenos, mas que têm novidades, interesse, histórias, que estão gerando interesse.

Um é o movimento de Nelore com marmoreio, que ainda é bem pequeno, mas está crescendo, que diz respeito à gordura entremeada na carne. E tem um movimento um pouco mais antigo e maior que é sobre desempenho de ganho de peso de carcaça, e não só ganho de peso do animal vivo. Isso porque você não vende o animal vivo, mas sim, vende carcaça. Se você tem maior rendimento de carcaça, tem maior faturamento. Por isso, o movimento busca conformação de carcaça, musculosidade, acabamento de gordura.

Outra raça que preciso chamar a atenção aqui, que é relativamente pequena e nova e que vem fazendo um trabalho excelente na visão comercial de criar histórias, oportunidades de contato, criar maneiras de conversar sobre a raça é a Senepol. Essa é uma raça que tem relativamente poucos criadores, mas que são pró-ativos na comercialização e no marketing, sempre falando, buscando, criando novidades, métodos de avaliação, qualidade da carne, uma série de coisas, para manter aquela chama acesa do interesse pela raça.

O que você pode fazer para impulsionar a raça que você cria, em conjunto com outros criadores, para criar oportunidades?

Outra coisa muito interessante de raças é que uma raça que está pujante atrai novos criadores e, com isso, ocorre mais investimento naquela raça, com mais gente falando, empurrando, levando para frente e isso é uma coisa muito interessante.

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Fonte: AgroTalento.

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