O BeefPoint entrevistou Sérgio de Zen, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Economia Aplicada pela Esalq-USP e coordenador das áreas de carnes (boi, frango e suínos) e leite no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - Cepea/Esalq. O objetivo da entrevista foi conversar sobre os temas que serão abordados no Interconf 2009. Nesse primeiro vídeo ele fala sobre a primeira parte do programa, com enfoque no mercado do boi, e impactos da crise mundial no setor de confinamento brasileiro. Confira o vídeo.
O BeefPoint entrevistou Sérgio de Zen, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Economia Aplicada pela Esalq-USP e coordenador das áreas de carnes (boi, frango e suínos) e leite no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepea/Esalq. O objetivo da entrevista foi conversar sobre os temas que serão abordados no Interconf 2009. Nesse primeiro vídeo ele fala sobre a primeira parte do programa, com enfoque no mercado do boi, e impactos da crise mundial no setor de confinamento brasileiro. Confira o vídeo.
Destaques da entrevista:
“O Interconf 2009 é a sequência de um evento que ocorreu em 2008, quando estávamos vivendo um momento de aceleração nos investimentos na atividade de confinamento.”
“O investimento em confinamento não dá retorno no primeiro ano, o retorno ocorre ao longo de 5 a 10 anos.”
“No evento será discutido como é que se faz para gerenciar um confinamento dentro da nova realidade que veio com a crise.”
“Este ano há uma série de incertezas quanto aos preços de compra de insumo e preços de venda do animal terminado, podendo levar a grande prejuízos ou lucratividade.”
“O confinamento no Brasil vem complementar a oferta de animal a pasto para que cumpramos principalmente os contratos de exportação. Com a crise a demanda por carne no confinamento foi afetada.”