Elci Ferreira: sanidade não é custo e sim o menor dos investimentos que temos, precisamos melhorar cada vez mais
4 de setembro de 2013
Alexandre Berndt: os confinamentos no Brasil atingiram excelentes índices de produção, agora é o momento de se dedicar aos aspectos ambientais
4 de setembro de 2013

Sérgio Morgulis: a visão completa do negócio é fundamental, desde a origem dos insumos até a carne chegar ao consumidor

O Prêmio BeefPoint – Edição Confinamento vai homenagear quem faz a diferença nos confinamentos do Brasil. Essa é uma iniciativa do BeefPoint, e tem a Assocon como parceira. A premiação será feita durante o Interconf 2013, evento da Assocon que acontecerá nos dias 9 a 12 de setembro de 2013, em Goiânia/GO e que o BeefPoint está fazendo a curadoria de conteúdo.

Para conhecer melhor os finalistas, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas que mostram o que eles têm feito para se destacar na pecuária de corte.

Confira abaixo a entrevista com Sérgio Morgulis, um dos finalistas na categoria Nutrição em Confinamento.

Sérgio Morgulis

Sérgio Carlo Franco Morgulis é formado em medicina veterinária na FMVZ USP em 1980 e possui mestrado na mesma instituição na área de nutrição animal. Trabalha na área de suplementação de bovinos há mais de 30 anos. É diretor do Sindirações e ex-presidente da ASBRAM. É diretor da Minerthal Produtos Agropecuários Ltda.

BeefPoint: O que você considera mais importante em um confinamento de gado de corte?

Sérgio Morgulis: Administrar tendo uma visão completa do negócio, iniciando-se na produção e origem dos insumos, nas instalações e maquinários, no manejo… até a carne chegar na mesa do consumidor. Sempre dando ênfase na eficiência em todos os processos envolvidos na atividade.

Avaliar as diferentes possibilidades de acordo com a região e com a capacidade do produtor, pois existem diferentes alternativas, por exemplo, grão inteiro, semi-confinamento a pasto, alto concentrado, alto volumoso.

BeefPoint: Qual o maior desafio dos confinamentos no Brasil hoje?

Sérgio Morgulis: Eficiência no sistema produtivo como um todo é fundamental. Isso implica em bons métodos de controle do desempenho e custos de produção em todas as etapas. A relação entre a qualidade dos animais, dieta e manejo tem de ser considerada de forma conjunta para se obter uma maior eficiência.

Questões ambientais são pontos importantes e o desenvolvimento de soluções viáveis é fundamental.

BeefPoint: Qual projeto de confinamento você teve contato ou implementou nestes últimos anos, que considera um case de sucesso? Por quê?

Sérgio Morgulis: Confinamento de touros para comparar o desempenho dos animais em diferentes aspectos, visando o melhoramento genético. Acho esse um ponto muito importante, pois a interação entre a dieta e o tipo de animal selecionado pode melhorar muito a eficiência do sistema produtivo.

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Sérgio Morgulis: Lidar com a “eficiência produtiva x eficiência econômica” em um ano, com custos de produção elevados.

Ter a oportunidade de lidar com a suplementação de animais em engorda num sistema irrigação com pivô central na região norte do país.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E por quê?

Sérgio Morgulis: Estar atento às novas possibilidades no uso de novos ingredientes e tecnologias para melhorar a eficiência e qualidade da produção.

Desenvolver novos modelos de suplementação para animais em regime de pastagem visando o fornecimento dos nutrientes limitantes para o aproveitamento da energia disponível nas forragens.

BeefPoint: Qual mensagem gostaria de deixar para os confinadores no Brasil?

Sérgio Morgulis: Pensar em formas de conseguir bons resultados econômicos produzindo de forma adequada para toda a cadeia.

Estar atento ao comportamento dos diferentes mercados consumidores em relação ao uso dos diferentes aditivos.

Usar tecnologias que possam ser medidas e avaliadas economicamente, ou seja tomar cuidado com o empirismo.

Confira a Programação do Interconf 2013.

Lembramos que todos os finalistas do prêmio são convidados vip cortesia do Interconf 2013.

Os comentários estão encerrados.